Buscar

PROJETOS ENSINAM FOTOGRAFIA PARA JOVENS COM SÍNDROME DE DOWN


Após estagiar na Secretaria Municipal de Pessoas com Deficiência, o fotógrafo Gabriel Facchini, portador de Síndrome de Down, foi contratado para ser o profissional que acompanhará o prefeito Bruno Covas nas agendas externas e de gabinete. O convite veio do próprio prefeito, que conheceu o jovem nas pautas da Pasta que ele estagiava. O profissional é formado em fotografia pela FMU e tem seu trabalho de conclusão de curso no Espaço Cazamais.

O espaço para os jovens com síndrome de down dentro da fotografia tem ampliado. No Rio de Janeiro, há o Movimento Down que oferece a jovens e adultos com síndrome de Down o acesso a diferentes linguagens, conceitos e técnicas na área da fotografia por meio da Oficina de Fotografia Movimento Down e Correios.

Aqui em São Paulo, o Galera do Click é um projeto que ensina fotografia para jovens com síndrome de Down. A inspiração para juntar essa galera na arte de conservar um momento em uma imagem veio de um jovem chamado Felipe, de 24 anos. ‘Fê’ é o filho do meio da fotógrafa Sandra Reis. “Quando chegava o final de semana e os amigos iam se divertir, não havia convites para ele”, conta Sandra. Como ela passava os finais de semana trabalhando, decidiu ensiná-lo a fotografar, para que pudesse acompanhá-la nos eventos.

Com o desempenho do filho, há 4 anos ela teve um “click” e decidiu dar aulas para esse público em seu estúdio. Ao mesmo tempo que “empoderava” jovens, ela ampliava a todos a possibilidade de ter um hobbie ou conhecimento a mais que poderia se tornar uma profissão, e amizades para se sentirem, de fato, incluídos.

Hoje 69 jovens alunos compõem a Galera do Click. Sandra trabalha de forma voluntária e está construindo uma ONG para estruturar a ação e captar recursos para ampliar o trabalho. Conheça mais sobre o projeto no Facebook Galera do Click ou no site: www.galeradoclick.org

#inclusão #brunocovas

Endereço: Av. Adhemar de Barros, 1.347

Sala 27 B - CEP 11.430.003

Telefone: (13) 99716-5052

Email: jornaldacidadelitoral@gmail.com

contato Comercial