Buscar

BASTIDOR POLÍTICO

Antecipados

Os contribuintes de Guarujá que quiserem antecipar o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2019 já podem fazer isso por meio do site da Prefeitura (www.guaruja.sp.gov.br), no link Serviços Online - Consulta de Débitos e Impressão de 2ª Via de Boletos, opção IPTU. Os carnês começam a ser distribuídos a partir de 2 de janeiro.

Posse em etapas

Com um inédito sistema de segurança na Esplanada dos Ministérios, Jair Bolsonaro (PSL) assumirá a Presidência da República em 1º de janeiro. A posse será feita em quatro etapas, começando à tarde com um culto ecumênico na Catedral de Brasília. De lá, Bolsonaro deve desfilar ao lado da futura primeira-dama, Michelle Bolsonaro, em um veículo que vai levá-lo até o Congresso Nacional, onde ele tomará posse como presidente. Na sequência ele segue para o Planalto e, à noite, haverá um coquetel no Palácio do Itamaraty.

Cursos para ministros

A equipe ministerial do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), participou de um curso de gestão e governança pública, em Brasília. Dos 22 ministros de Bolsonaro, 18 compareceram às aulas, em um centro educacional na capital.

Lamentável

Em seu perfil nas redes sociais, o prefeito Válter Suman lamentou vândalos terem colocado fogo na nossa Estação de Sustentabilidade da praça Possidônio, no Santo Antônio.

APA Serra do Guararu

A Área de Proteção Ambiental Serra do Guararu está entre os três melhores modelos de eficácia em Governança Ambiental do País. A seleção foi feita por meio do Projeto Áreas Protegidas Locais, implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, em parceria com o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade

Melhor modelo

Na carta encaminhada à Prefeitura, o secretário executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo de Oliveira Perpétuo, ressalta que a instituição convidou os municípios a responderem ao Questionário – Contribuições para o Projeto Áreas Protegidas Locais, lançado em outubro de 2018. De 36 questionários respondidos em todo o País, três foram selecionados os melhores: APA Serra do Guararu, em Guarujá; Parque Municipal Imperatriz Leopoldina, em São Leopoldo (RS) e Área de Proteção Ambiental do Manguezal da Barra Grande, em Icapuí (CE).

Incentivo ao turismo

Guarujá recebeu um grupo de agentes de viagens e de agências de incentivo da Argentina, que participaram de um famtour pela Cidade, com o apoio da Prefeitura de Guarujá. O convite foi feito durante participação na 23ª edição da Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT).

Posse enxuta

O governador eleito de São Paulo, João Doria (PSDB), disse que terá uma cerimônia de posse mais “enxuta” no dia 1º de janeiro para conseguir viajar a tempo para Brasília e acompanhar a cerimônia de posse do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). A cerimônia de posse na Assembleia Legislativa de São Paulo, onde participam Doria e seu vice, Rodrigo Garcia, está marcada para começar às 9h no Ibirapuera, na Zona Sul de São Paulo. Em seguida, João Doria seguirá para o Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi, onde é realizada a transmissão de cargo e nomeação dos secretários indicados.

Fiscalização do transporte Uma comissão parlamentar, formada por cinco vereadores, vai monitorar todas as questões relacionadas ao transporte público municipal, sobretudo, no que se refere à execução do novo contrato de concessão do sistema - que terá início em 2019.

Possíveis falhas

A partir de estudos e análises, a comissão vai levantar as queixas mais recorrentes, identificar eventuais falhas ou descumprimentos e, com base nisso, indicar as devidas melhorias. A comissão é formada pelos vereadores: Juninho Eroso (PP), Fernando Peitola (PSDB), Naldo Perequê (PPS), Manoel Francisco Nequinho (PMN) e Raphael Vitiello (PSDB).

EDITORIAL

Clima aquece o turismo

O clima está quente neste fim de ano em Guarujá. Todos os indicativos apontam a Cidade como principal destino turístico neste Réveillon, tanto em relação a locação de imóveis, quanto taxa de ocupação em hotéis. Há tempos Guarujá não tem esse mesmo prestígio.

O fortalecimento do turismo era uma fórmula já anunciada como a principal ferramenta para o resgate econômico e social de Guarujá, porém até então, poucas ações haviam sido colocadas em prática. O que presenciamos ao longo de 2018 mudou esta rota, um conjunto de ações com foco no turismo e em levar o nome Guarujá para novos polos de turistas em potencial - interior de São Paulo e Argentina, por exemplo. Enfim os resultados começaram a aparecer e nossa Cidade a se destacar.

Tudo isso será brindado com a queima de fogos nas praias e a implantação de iluminação ornamental na orla, para que turistas e moradores tenham um 2019 com muita luz. Desejamos aos nossos leitores um Feliz Ano Novo e que possamos no próximo ano trazer a todos, cada vez mais, boas notícias.

Endereço: Av. Adhemar de Barros, 1.347

Sala 27 B - CEP 11.430.003

Telefone: (13) 99716-5052

Email: jornaldacidadelitoral@gmail.com

contato Comercial