Buscar

BASTIDOR POLÍTICO

Repercutiu

A entrevista exclusiva do JC com o prefeito Válter Suman (PSB), publicada na edição passada, repercutiu na cidade. O prefeito fez um balanço de 2018 e também projeções otimistas para 2019.

Repercutiu 2

Na entrevista, o prefeito disse que esteve em Brasília para solicitar urgência na reposição dos médicos cubanos em Guarujá. O pedido do executivo no Ministério da Saúde surtiu efeito. Pelo menos quinze profissionais do Programa Mais Médicos optaram por Guarujá. Os médicos brasileiros já estão atuando na cidade.

Sem obstrução

Finalmente a Feira de Artesanato da Praça das Bandeiras voltou ao padrão antigo, respeitando pedestres, distribuindo os artistas no interior da praça, e acabando com aquele corredor no meio do calçadão de Pitangueiras que prejudicava a mobilidade de todos.

“Boas práticas”

A atual gestão da Câmara, presidida pelo vereador Edilson Dias, do PT, tem sido reconhecida e premiada (Movimento Voto Consciente, OAB e APEL) por “Boas Práticas Legislativas”. Edilson, ao assumir, economizou dinheiro público, segundo ele, com redução no valor de contratos antigos, corte de horas extras, entre outras ações.

“Boas Práticas” 2

As economias da atual gestão da Câmara possibilitaram a devolução de cerca de 10 milhões para a Prefeitura e, fala-se nos bastidores, deixaram em situação delicada ex-presidentes que ainda não tiveram contas apreciadas (ou rejeitadas) pelo Tribunal de Contas do Estado – TCE. As diferenças nos valores dos contratos antigos para os atuais são grandes, garante uma fonte da própria Câmara.

Novo presidente

A chapa 2 União e Renovação da Advocacia, presidida pelo advogado Marcelo Henrique Garcia Ribeiro venceu a eleição da OAB Subseção de Guarujá. O novo presidente terá como vice Renato de Simone, secretária geral Roseli Veiga, tesoureira Patrícia Gomes e secretário adjunto Gilvan Saldanha. Todos assumem em janeiro.

Pronto socorro

Pouca gente sabe, mas dentro do Hospital Santo Amaro (que atende SUS), existe um hospital particular. Trata-se do Hospital Don Domenico, que terá seu novo pronto socorro disponibilizado para particulares e planos de saúde a partir da semana que vem.

O CRPI agradece

A semana foi de festa para as crianças assistidas pelo Centro de Recuperação da Paralisia Infantil e Cerebral. É que a instituição (presidida por Reginaldo Pacheco) conseguiu inaugurar seu novo elevador para atender às crianças deficientes.

O CRPI agradece 2

A ação só foi possível, graças ao apoio de vários segmentos da sociedade, parte do investimento foi realizado com verba arrecadada pelo Jantar do Jornal da Cidade e do Restaurante Chopp Halle (que nesse ano, teve o apoio da primeira-dama Edna Suman), que tem renda 100% revertida para o CRPI. O presidente da Câmara, Edilson Dias, prestigiou o evento.

O CRPI agradece 3

O presidente Edilson Dias (PT) foi lembrado pelo apoio que oferece ao CRPI, encaminhando, junto com o prefeito Válter Suman (PSB), verbas devolvidas para a PMG, resultantes da economia já citada nesta edição de Bastidor.

Desenvolvimento

A Prefeitura de Guarujá está discutindo, via audiências públicas, um novo plano diretor para a cidade. O desafio é retirar o município da estagnação econômica provocada pela crise e gerar empregos e desenvolvimento com sustentabilidade.

Desenvolvimento 2

A verticalização da Enseada está entre os pontos mais debatidos. Entretanto, a administração está fazendo a sua parte propondo ações que gerarão emprego e desenvolvimento para a Ilha de Santo Amaro. Mas o debate está em aberto.

Operação Tritão

Nos documentos apreendidos pela PF (Operação Tritão) na casa ou local de trabalho dos acusados de fraudes na Codesp, além do cheque de campanha de R$ 200 mil do deputado federal Marcelo Squassoni (PRB), os investigadores teriam encontrado documentos que fizeram ferver os bastidores da política em São Caetano do Sul, sede da empresa de um dos acusados presos.

Operação Tritão 2

Em Guarujá, onde a operação da PF prendeu dois e realizou busca e apreensão em outros dois domicílios, não é diferente. Muito se especula sobre os desdobramentos da operação, inclusive dentro da Câmara.

Operação Tritão 3

A ligação política e de amizade do deputado Marcelo Squassoni (PRB), não reeleito, com alguns dos acusados pode prejudicar uma possível nomeação sua para cargos no governo federal e em São Paulo. A chance do futuro suplente de deputado é assumir o mandato com a nomeação dos titulares das cadeiras na Câmara Federal aos referidos cargos.

Sem resposta

O JC ligou para o presidente da Câmara Edilson Dias (PT) para ele informar se alguma empresa denunciada na fraude da Codesp pela Justiça Federal na Operação Tritão manteve (ou mantém) contrato em algum momento com a Câmara de Guarujá na sua gestão. Não obtivemos resposta do presidente até o fechamento.

Lei e ordem

As placas com a regulamentação da utilização das praias, que a Prefeitura colocou nos principais acessos à areia, eram uma necessidade antiga e podem colocar um pouco de ordem na bagunça herdade pela atual administração na nossa orla. Fica a dica para afastar um pouco as placas das rampas de acesso, por os carrinhos terem dificuldade de manobra.

Universidades

A Prefeitura de Guarujá e as universidades de São Paulo (USP) e Nove de Julho (Uninove) firmam nesta segunda-feira (10), às 10 horas, um termo de cooperação para a produção do Atlas da Poluição – um estudo que analisará o impacto ambiental das atividades portuárias em Vicente de Carvalho nos últimos 40 anos.

Universidades 2

O estudo terá dois anos de duração, e será o maior já feito sobre o tema. A cerimônia será realizada na Sala de Reuniões do Paço Municipal Moacir dos Santos Filho.

Muro ficou bonito

A pintura artística do muro público no final da Avenida Gen. Monteiro de Barros (sentido centro) deu vida e estilo ao local. Mostra a Guarujá que todos querem: bonita, tratada, cuidada. Muito bom

Barraca ficou feia

Uma administração que se esforça para levantar a cidade, não pode admitir a continuidade desse tipo de comércio de frente para o mar de Pitangueiras. Pelo que o JC apurou os donos nem são do Guarujá.

Editorial

Guarujá volta a avançar na saúde para mulheres Há cerca de 10 anos, Guarujá sofreu um retrocesso em saúde pública direcionada às mulheres,quando foi extinta a antiga unidade de saúde da mulher, que funcionava na Vila Júlia, onde atualmente existe a unidade de especialidades. O trabalho em saúde pública destinado às mulheres ficou reduzido a algumas salas na mesma unidade e a descentralização do atendimento de ginecologia nas unidades básicas. Esta semana, Guarujá voltou a avançar e inaugurou o Instituto para atendimento especifico a saúde da mulher. Essa é uma importante vitória para as guarujaenses, que vai muito além de um espaço climatizado, é o entendimento que os problemas de saúde relacionados a esse público vêm matando por falta de atendimento, exames e prevenção. Por isso, um serviço mais próximo ocupa uma lacuna deixada pela gestão anterior. Na segurança pública, nesta semana, a cidade também recebeu reforços. Equipamentos e viaturas vão atuar na temporada que se aproxima e vêm somar as ações efetivas de resgate ao Turismo em nossa Cidade. Pensar e reerguer uma Cidade são trabalhos que exigem atuar nas diversas esferas e encontrar alternativas para atender o máximo as aspirações de todos.

Endereço: Av. Adhemar de Barros, 1.347

Sala 27 B - CEP 11.430.003

Telefone: (13) 99716-5052

Email: jornaldacidadelitoral@gmail.com

contato Comercial