Buscar

GUARUJÁ ADOTA MEDIDAS PARA REPOR A SAÍDA DE MÉDICOS CUBANOS

As inscrições para substituições dos médicos cubanos que atuavam no Programa Mais Médicos do Governo Federal foram abertas. O edital do Ministério da Saúde para selecionar profissionais que queiram aderir ao Programa Mais Médicos foi publicado na edição de terça-feira (20) no Diário Oficial da União. São 8.517 vagas, das quais 8.332 abertas em decorrência da saída de médicos cubanos do programa. Para a Baixada Santista estão previstas 84 oportunidades, Guarujá é considerada a cidade mais afetada com a saída dos profissionais cubanos do programa.

Por isso, de acordo com o edital, 29 serão destinados para Guarujá. As inscrições seguem até domingo (25) para médicos brasileiros com CRM Brasil ou com diploma revalidado no País. O salário líquido é de R$ 11.244,56. Os interessados devem acessar maismedicos.gov.br.

Devido à ausência dos médicos cubanos, a Prefeitura remanejou profissionais dentro das próprias Unidades de Saúde da Família – Usafas. O objetivo é garantir que os cidadãos não fiquem desassistidos.

A Atenção Básica do Município possui 49 médicos do Programa Mais Médicos - sendo 29 cubanos. Ao todo 42 desses profissionais estão nas equipes de Estratégia de Saúde da Família nas Usafas. Algumas dessas unidades possuem quatro equipes, outras três e outras duas.

O remanejamento permitirá que as unidades mantenham atendimento até que o edital para contratação de novos médicos, publicado pelo Ministério da Saúde, seja

concluído. A expectativa é que esses novos profissionais sejam contratados até a segunda quinzena de dezembro.

Endereço: Av. Adhemar de Barros, 1.347

Sala 27 B - CEP 11.430.003

Telefone: (13) 99716-5052

Email: jornaldacidadelitoral@gmail.com

contato Comercial