top of page
Buscar

MUNICÍPIO CONSEGUE GERAR MAIS VAGAS E MELHORAR O ÍNDICE DE EMPREGO

O balanço mensal do Cadastro Geral dos Empregados e Desempregados – Caged, mostrou que Guarujá fechou o mês de setembro com a criação de 126 vagas com carteira assinada. Foi o terceiro mês do ano que o Município conseguiu gerar mais vagas de trabalho do que demissões, sendo que o saldo de setembro foi o melhor, desde 2013.

Se comparado um período de 12 meses, Guarujá diminuiu em mais de 2 mil o número de desligamentos, enquanto no período de setembro de 2016 a setembro de 2017, a Cidade apresentou um número negativo de 2.383 pessoas demitidas, em relação aos admitidos. O mesmo período, de setembro de 2017 a setembro de 2018, o saldo de demissões foi menor, ou seja, de 379 pessoas.

O sinal de recuperação, apontado pelo Ministério do Trabalho, é reflexo das ações adotadas desde 2017, que visam a qualificação, intermediação e o empreendedorismo.

Guarujá tem uma característica específica quanto à mão de obra, com cerca de 80% dos trabalhadores ligados aos setores de comércio e serviço. E foi justamente esses dois segmentos que puxaram a fila do emprego. Das 756 admissões no mês de setembro, 231 foram para o setor de comércio e outras 436 para serviço.

Com isso, a administração trabalha com a possibilidade da Cidade terminar o ano de 2018 com um saldo positivo entre admissões e demissões, fato que não acontece desde 2014. Até outubro de 2018, foram abertas 1.059 novas empresas na Cidade, desde pequenos e micro negócios, como também grandes empreendimentos. Outros empreendimentos estão para chegar nos próximos meses, além da possibilidade de retomada das atividades da Saipem do Brasil - empresa ligada ao pré-sal, que no passado chegou a gerar 1.100 empregos. Projetos em andamento como o Aeródromo Civil Metropolitano e a Zona Retroportuária de Guarujá completam na perspectiva da geração de emprego.

bottom of page