Buscar
JORNAL DA CIDADE LITORAL








Saúde das crianças
O prefeito Válter Suman (PSB) atendeu a uma reivindicação antiga da população de Vicente de Carvalho: a abertura do Pronto Socorro Infantil. Até mesmo críticos da atual gestão reconhecem o acerto do prefeito em atender os moradores do Itapema.
Fraca na cidade
A candidata a deputada estadual Ana Paula Lourenço (NOVO) teve em Guarujá apenas 1.685 votos. No Estado, alcançou 23.709 votos, que não foram suficientes para elegê-la, mas a colocaram como a sétima colocada no partido. Antes e após a eleição o JC tentou contato com a candidata. Sem êxito.
“Não apoio o PT”
O governador e candidato à reeleição pelo PSB, Márcio França, tem deixado claro que não apoia o PT. Ele defende a união por São Paulo, dizendo que governa para todos e é independente. “Chega de brigas entre PT e PSDB”.
Disputa acirrada
A disputa para o governo de São Paulo está acirrada entre João Dória, do PSDB, e Márcio França, do PSB. Pesquisas (apesar do descrédito delas) dizem que eles estão tecnicamente empatados. França, entretanto, vem com linha de ascendência desde o primeiro turno.
E a ponte-túnel?
O PSDB de João Dória governa São Paulo há mais de vinte anos. Nessas décadas, impôs ao eleitor do Litoral: o maior pedágio do país; as maiores filas de balsas e os menores investimentos por habitante para a Baixada. Nas redes sociais esses temas são lembrados. Isso, sem falar sobre as várias promessas não cumpridas da ligação seca entra Santos e Guarujá. Alckmin e Serra fizeram vários projetos e chegaram até a inaugurar maquete da ponte e belos vídeos do túnel. E nada.
Você acredita?
Pesquisas parecem coisas de loucos. Ou de espertos? Antes do primeiro turno das eleições, Bolsonaro (PSL) era o patinho feio e Haddad (PT) tinha rejeição pequena. Agora, como num milagre, os números se invertem. Não é à toa que Ibope e Datafolha erraram feio em vários estados. Erro ou má fé?
Você acredita? 2
Na forma que a legislação atual permite, parece ser fácil a possibilidade de manipulação dos números. E é claro que as pesquisas influenciam a decisão do eleitor. Especialmente nas eleições majoritárias.
Vingança do PDT
Desde o início, o PDT do candidato derrotado à presidência Ciro Gomes, defendia a união da esquerda em torno do ex-governador do Ceará. O PT poderia até lançar o vice. Ciro não carregava a rejeição do PT, nem os processos da Lava-Jato.
Vingança do PDT 2
O PT não abriu mão de lançar candidato próprio e Ciro, mesmo com estrutura pequena, ficou numa honrosa terceira posição. Magoado, viajou para a Europa logo após a derrota. Antes, declarou “apoio crítico” à candidatura de Haddad.
Irmão do Ciro
Nesta semana, quando a campanha de Haddad já estava emperrada devido ao antipetismo nacional, Cid Gomes (PDT) também ex-governador do Ceará e senador eleito detonou o PT em um comício do próprio partido.
Irmão do Ciro 2
Após as severas críticas, ele até enviou vídeo dizendo que irá votar no Haddad... Mas o estrago já estava feito, rachando ainda mais a tentativa da formação de uma “Frente de Esquerda” contra Bolsonaro.
Ilha do PT
O PT pode estar em baixa em muitos lugares do Brasil e mesmo no Litoral. Entretanto, no Guarujá, sob o comando do presidente da Câmara Edilson Dias, por enquanto, vai bem, obrigado. Inclusive cortando gastos na Câmara, baixando valores de contratos e, acreditem, devolvendo dinheiro para a PMG.
Jogando parado
Parece claro que o candidato Jair Bolsonaro (PSL) não é o candidato dos sonhos de muita gente que vai votar nele. Entretanto, os contrários ao PT de Haddad temem o retorno do pesadelo. Bolsonaro tem feito campanha no computador da sua casa.
Taxa gastronômica
Apensar da gorda verba de R$ 30 mil que a ACEG recebeu do COMTUR para o Festival Gastronômico (fora o patrocínio), os restaurantes que se dispuseram a participar do evento tiveram que pagar um valor a mais. Isso vem rendendo críticas para a organizadora ACEG e seu presidente Jairo Nobre.
Taxa gastronômica 2
O JC ligou para o presidente Jairo Nobre que confirmou, além do recebimento dos R$ 30 mil, a cobrança de uma espécie de taxa extra para a participação. Ele, entretanto, não soube informar o valor. “Não me recordo agora” disse ele.
Taxa gastronômica 3
Outra fonte de receita do Festival Gastronômico de Guarujá é a Cervejaria Eisenbahn de Blumenau – SC (patrocinador oficial). Os comerciantes se perguntam se a verba do COMTUR mais a do patrocínio da Cervejaria não seriam suficientes para cobrir as despesas e não cobrar a taxa de participação. Faz sentido. @ Cervejaria Eisenbahn de Blumenau
Lei Orgânica
Após a reeleição antecipada e relâmpago do presidente da Câmara Edilson Dias (PT), alguns vereadores, entre eles Wanderlei Maduro (PPS) querem uma revisão na Lei Orgânica e no Regimento Interno da Casa. O presidente garantiu que o tema já está sendo tratado.
Sinprecon
Mais uma vez o amadorismo domina o Sinprecon - Sindicato Condomínios (síndicos – patronal). E, outra vez, a falha foi na comunicação. No dia 15 de outubro, o presidente Claudio Lúcio dos Santos publicou edital de assembleia extraordinária para aprovação (ou não) da ata anterior e deliberar sobre propostas do Seeclag (empregados).
Sinprecon 2
O Sinprecon, ao invés de enviar o edital diretamente para os Síndicos, deixou à critério das administradoras. Uma delas avisou os síndicos na véspera da reunião. Qual o motivo de não avisar antes? Não querem a participação dos síndicos? O Sinprecon quer ser um clube de amigos ao invés de representar os interesses dos condomínios? O que teme o Sinprecon para ser tão fechado?
Fundo Social: Bons resultados
A presidente do Fundo Social de Solidariedade Edna Suman comemora os resultados do projeto “Padaria Artesanal”. O projeto de formação profissional, implantado pela primeira-dama na cidade, já incluiu ex-alunos no mercado de trabalho regional e até em Portugal. E o Chef Brown participará do prestigiado Mesa SP 2018. Pode demorar um pouco, mas o trabalho sério sempre traz bons resultados.