top of page
Buscar

BASTIDOR POLÍTICO LITORAL - A POLÍTICA ESTADUAL, NACIONAL E NO LITORAL


Com festa

Após licença para cuidar da saúde de familiares e decidir se seria ou não candidata, a primeira-dama Edna Suman retornou esta semana para o Fundo Social de Solidariedade. Querida e respeitada no FSS, foi recebida com alegria e festa. A jovem Erica Ribeiro substituiu Edna na presidência no período.

Anote ai

Pelo menos um ou dois secretários podem cair. É questão de tempo. Entretanto, os que estão na mira não devem comer panetone ou passar o réveillon na qualidade de secretários da PMG. É bom ver o DO logo cedo.

Responsabilidade

A ordem é do próprio prefeito Válter Suman, do PSB: todas as denúncias devem ser apuradas rigorosamente. Independente da secretaria e do secretário que ocupe o cargo.

Responsabilidade 2

Com isso, o prefeito passa para os munícipes, responsabilidade na gestão do dinheiro público e, de quebra, se enquadra nos parâmetros do perfil do “novo político” que habita a onda e o imaginário da população.

Dedé pé quente

Na eleição do domingo passado, o suplente de vereador, empresário Dedé do Adélia, apoiou o deputado reeleito Paulo Correa (PATRI) que teve 6.407 votos na cidade. Também ajudou o senador eleito Major Olímpio, do PSL.

São Vicente

O prefeito de São Vicente, Pedro Gouvêa, do PMDB, pode não ser candidato à reeleição. A cidade possui três fortes lideranças saídas das urnas que devem concorrer entre si.

São Vicente 2

O deputado federal eleito Júnior Bozzella (PSL), o candidato Kayo Amado (Rede) que teve 37.094 votos e o próprio deputado estadual reeleito Caio França (PSB). Filho do governador.

Santos 2020

Em Santos, o quadro político que emergiu das urnas para 2020 apresentou dois possíveis candidatos a prefeito: o deputado estadual eleito Professor Kenny (PP), e Rosana Vale, eleita deputada federal pelo PSB. Os deputados João Papa (PSDB) e Beto Mansur (MDB) não se reelegeram e perderam força. Entretanto, Papa é do partido do atual prefeito.

Guarujá 2020

Em Guarujá, a derrota dos dois principais candidatos a deputado (Squassoni e Benzi) colocou o prefeito Válter Suman, como principal líder político na cidade. Com o trabalho que o prefeito vem realizando, fala-se nos bastidores, que ele será reeleito.

Menos votos

O candidato Gilberto Benzi, do PR, encolheu politicamente. Em 2014 Benzi teve no Guarujá 25.760 votos para deputado estadual. Agora caiu para apenas 17.445 votos em números oficiais.

Sandália

Destaque-se que Benzi praticamente não tinha concorrentes na cidade. Edna Suman (PSB) e Haifa Madi (PODE) não foram candidatas a estadual. Sobrou uma avenida inteira para ele se eleger. Nos bastidores, fala-se, faltou para Benzi não apenas votos, mas principalmente, humildade.

PSDB rachado

As intrigas e confusões dentro do PSDB de São Paulo, com a postura radical de João Dória com companheiros, deve resultar com a publicação de um “manifesto” de lideranças tucanas em favor da campanha de Márcio França, do PSB.

Datafolha

Primeira pesquisa Datafolha para presidente no segundo turno apresentou Bolsonaro, 58%; Haddad, 42% dos votos válidos.

“Não acreditam”?

Não são poucos a não acreditar nos institutos de pesquisas e seus resultados. Além de errar muito, eles parecem se adequar à realidade do cenário apenas na véspera e dia de eleição. A população fala muito sobre “compra de pesquisas” por grandes grupos.

Médicos vetam

Pelo menos por enquanto, os médicos vetaram a participação do candidato Jair Bolsonaro (PSL) em debates, bem como em campanha corpo a corpo. O candidato sofreu um atentado a faca no primeiro turno e ainda se restabelece.

Claudio PMN

O professor Cláudio Fernando, candidato ao governo do Estado pelo PMN, teve no Guarujá 1.636 votos. No Estado, ficou com 28.666 votos.

Missa Seeclag

A diretoria e o presidente do Sindicato dos Zeladores e Auxiliares de Edifícios – Seeclag - Everaldo Alves da Silva – convidam para “Missa de Ação de Graças” em comemoração ao 28º aniversário da instituição sindical. Na quarta-feira (17) às 19 horas, no Ginásio Celso Silvério, na sede do Sindicato.

Unaerp

No Planejamento da PMG há projeções de crescimento para Guarujá com um eventual prolongamento da Av. D. Pedro. Isso ocorrendo, a Prefeitura, pelo bem do desenvolvimento da cidade, deve dar prazo para que a Unaerp alugue (ou compre) um imóvel em outro local e devolva o prédio público que ocupa. Aguardemos.

Paulo Skaf apoia Márcio França

Candidato à reeleição, o governador Márcio França (PSB) recebeu o apoio de Paulo Skaf (MDB), para o segundo turno da eleição. “O Márcio não está com o PT. Essa história não cola. Ele (Márcio) está privatizando a CESP. Essa ideia ideológica em São Paulo não cola”, disse Skaf em vídeo conjunto com o governador França, quando anunciou o apoio. Juntos, eles tiveram 43% dos votos válidos no Estado. O oponente João Dória, do PSDB, teve 31%. O PSDB vive uma nova crise de identidade. Após as denúncias na Lava-Jato, o partido perdeu eleitorado e espaço político.

bottom of page