Buscar

JORNAL DA CIDADE LITORAL - SÁBADO, NAS BANCAS IMPRESSO - CLIQUE E LEIA AGORA

Rotarianos alertam e auxiliam na campanha

de vacinação contra pólio e sarampo

Agosto é o mês da vacinação contra Poliomielite e o Sarampo, a campanha de vacinação foi iniciada no dia 01 de agosto e vai até o último dia do mês. As duas doenças estavam erradicadas do país desde 1989, porém recentemente foram constatados casos de sarampo em diversos estados do país. Para que ambas continuem erradicadas – não existirem mais casos da doença, é necessário um índice de cobertura vacinal de 95%. Entretanto, até o momento o Brasil chegou a pouco mais de 50%.

O Jornal da Cidade conversou com o presidente do Rotary Guarujá-Vicente de Carvalho, Tucunduva Neto, sobre a participação do Rotary na campanha de vacinação e em outras benfeitorias para o Município. Os rotarianos participam da divulgação da campanha de vacinação, com a produção de materiais custeados por recursos do clube de servir, indo nas escolas conversando com pais alunos e professores para sensibilizar sobre a importância da vacinação.

“Precisamos mostrar às pessoas, a importância da vacinação, a população perdeu a consciência do que são essas doenças exatamente por elas não existirem mais. Muitos pais desconhecem a importância de levar seus filhos para vacinar. Não atingimos a meta ainda e não podemos abrir as portas para a volta dessas doenças, percorremos creche por creche com panfletos que confeccionamos com objetivo de alertar as famílias” explica o presidente do Rotary Guarujá-Vicente de Carvalho, Tucunduva Neto.

O Rotary Clube é mundialmente conhecido por abraçar a causa contra a poliomielite, chegando a custear as vacinas nos países com mais escassez de recursos. Para se ter ideia da seriedade e credibilidade da instituição rotariana, a cada um dólar doado pelos clubes de Rotary, a fundação Bill Gates doa mais dois dólares. Em um ano foram destinados cerca de $500 milhões em dólares para compra dessas vacinas.

Os pais que ainda não vacinaram seus filhos podem procurar uma das Unidades Básicas de Saúde - UBS, ou Unidades de Saúde da Família – Usafa, em busca da vacinação. A campanha vai até o dia 31 de agosto.

Ações do Rotary Guarujá-Vicente de Carvalho

O Rotary é um clube de servir que reúne profissionais liberais que têm interesse em causas humanitárias e de benemerência pelo mundo.

Além da campanha de vacinação, outra ação do Rotary em Guarujá é a administração da creche Luiz Carlos Romazzini , através da Casa da Amizade – uma instituição vinculada ao Rotary e presidida por Marli Tucunduva. A unidade atende 140 crianças. O local teve o piso trocado recentemente através de doações, inclusive da mão de obra.

Intercâmbio - E ainda para quem deseja estudar em outro país o Rotary oferece um programa de intercâmbio rotariano para jovens. As informações para os estudantes podem ser adquiridas pela rede social Facebook, basta adicionar o Rotary Clube Guarujá-Vicente de Carvalho e esclarecer suas duvidas.

Ações do CAE melhoram a qualidade da merenda escolar

O Conselho Municipal de Alimentação Escolar – CAE, foi criado com objetivo de fiscalizar os investimentos dos repasses federais para a merenda escolar, assim como a qualidade da alimentação dos alunos no Munícipio. O Jornal da Cidade conversou com presidente do Conselho, Joselito Silva Borges, que está a frente da entidade desde 2014.

“É fundamental a participação dos munícipes nos vários conselhos municipais como forma de empoderamento. No CAE fiscalizamos as ações do Poder Executivo, tanto na utilização das verbas, quanto no alimento que chega até a criança. Acompanhamos in loko essa ponte entre a verba, a nota fiscal e os produtos” diz.

Joselito explica que assim que foram iniciadas as atividades do conselho, os participantes analisaram o processo licitatório, fizeram os questionamentos necessários e foram realizadas diversas visitas nas unidades.

Pouco antes desse período houve um episódio clássico que foi a compra de melancias com valores bem acima dos praticados no mercado, por parte da gestão da prefeita Maria Antonieta e da secretária de Educação Priscila Bonini. O objetivo do CAE é evitar que novos episódios de compra de alimentos por alto preços se repitam. “Fiscalizamos tudo que é possível e houve uma melhora acentuada a partir de 2016 na alimentação.” exaltou.

Outro fator importante para a mudança na qualidade da merenda de Guarujá foi integrar o Programa de Agricultura Familiar e passar a adquirir os produtos dos oitos agricultores da Cidade instalados na Rodovia Ariovaldo Vianna – Guarujá Bertioga.

“Cada agricultor recebe cerca de R$20 mil reais pelos itens adquiridos, há possibilidade de aumentar a quantidade de itens e de valores gastos caso eles se reúnam em uma associação. Nem todos municípios conseguem aplicar 30% na agricultura familiar, hoje é possível também adquirir outros produtos, como pescados e fomentar ainda mais a economia local.” concluiu Joselito.

O conselho é formado por um representante do governo municipal, dois dos pais de alunos, dois da sociedade civil e dois dos sindicatos dos professores e funcionários. Além dos suplentes. Joselito poderá ser reconduzido ao cargo por mais quatro anos.

....................................

Cemitérios de Guarujá recebem manutenção

Uma das constantes reclamações da população de Guarujá nos últimos anos foi a falta de manutenção e má qualidade dos espaços para velórios e dos cemitérios da Vila Julia, Morrinhos e Itapema. Diante de tantas reclamações a Prefeitura entendeu a necessidade da contratação de empresa terceirizada para realizar a manutenção. Com a terceirização, os serviços serviços de roçada, capinação, limpeza e pintura estão sendo realizados.

Até mesmo a calçada do entorno do cemitério da Vila Julia e Vicente de Carvalho receberam reforma. Além disso, a Secretaria de Serviços Urbanos, que administra os cemitérios através da diretoria de Cemitérios e Serviços Funerários, que tem como diretor José Maria, adquiriu tendas plásticas para dar suporte aos familiares em dia de chuva ou sol muito forte, oferecendo proteção contra o tempo. Outras aquisições foram uma lavadora de alta pressão para cada um dos três locais, bebedouros e ventiladores nas salas de velório. A próxima etapa será a instalação de refletores nas áreas externas. Em alguns locais, as calhas de iluminação já foram trocadas por luminárias do tipo spot, visando a economia de consumo.

Entidades recebem alimentos do Fundo Social

O Fundo Social de Solidariedade criou a “Van da Solidariedade”, um veículo que viabiliza a entrega de alimentos para as famílias em situação de vulnerabilidade social e são atendidas pelas entidades de Guarujá, cadastradas na instituição.

Para se ter ideia em agosto foram destinadas uma tonelada de alimentos, para 10 destas entidades. O projeto “Van da Solidariedade” foi idealizado pela primeira-dama Edna Suman e faz parte de um conjunto de ações que visam reestruturar a assistência social na Cidade.

Guarujaense torna-se embaixadora do esporte

Depois de 13 dias na Rússia cursando a “Academia de Líderes Voluntários”, a educadora física guarujaense Vanessa Messina tornou-se embaixadora do esporte.

Organizado pela Federação Internacional do Esporte Universitário (Fisu), o evento reuniu 111 jovens líderes, nomeados por nacionais e continentais federações esportivas universitárias, que tiveram a oportunidade de participar da Copa do Mundo Fifa de 2018, realizada este ano em Kazan, na Rússia. Eles trabalharam como anfitriões em uma das partidas.

"Foi uma experiência incrível estar com pessoas de 110 países, conversando sobre melhorias ao esporte mundial, ao lado de referências como o Comitê Olímpico Internacional, Fisu e a Federação Internacional de Futebol (Fifa), além de realizar troca de experiências, culturas e opiniões entre os participantes", destacou Messina.

A primeira participação de Vanessa como embaixadora foi nos Jogos Universitários de 2018, em julho, em São Paulo.

Elektro cobrará mais caro por conta de luz em Guarujá

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, aprovou o aumento na conta de luz, com efeito médio de 24,42%, para os consumidores atendidos pela empresa Elektro Eletricidade e Serviços S/A (Elektro).

Incluindo Guarujá, o reajuste aprovado foi de 23,12% para residências. Já para as empresas, a conta de energia terá um aumento de 23,20% para baixa tensão e 26,75% para alta tensão.

Ao calcular o reajuste, de acordo com a Aneel, foi considerada a variação de custos associados à prestação do serviço. A escassez hídrica é apontada pela agência como o principal fator que puxou os reajustes das distribuidoras.

Ainda, segundo a ANNEL, o reajuste ocorre conforme o que está estabelecido no contrato de concessão e considera a variação de custos associados à prestação do serviço.

O aumento na energia elétrica para os clientes da Elektro passa vigorar a partir de segunda-feira (27)

..................

Executivos da Saúde participam

do Fórum Healthcare Business

O encontro reunirá a cadeia produtiva da Saúde no mês de setembro, no Casa Grande Resort & SPA

Com a temática “Em busca do tempo perdido: a gestão do tempo e a produtividade na Saúde”, o Fórum Healthcare Business 2018, realizado pelo Grupo Mídia, responsável pela publicação de revistas do setor, vai trazer grandes estudiosos e lideranças do país para debater o valor do tempo para obter maior produtividade e alta performance na gestão. O evento acontece de 21 a 23 de setembro no Casa Grande Hotel Resort & Spa.

O Fórum Healthcare Business também já tem as presenças confirmadas de Walter Longo, ex-presidente do Grupo Abril; Giovanni Guido Cerri, VP do Instituto Coalizão; Lorena Porto Pereira, diretora-executiva do Hospital Anchieta; Mario Vrandecic, fundador do Instituto Biocor; Tiago Damasceno Felipe, superintendente de TI do Hospital Leforte, entre outros.

Na ocasião também ocorre o prêmio Excelência da Saúde 2018, uma homenagem para as instituições que mais se destacaram no último ano. As categorias são Engenharia Clínica, Ensino e Pesquisa, Hotelaria Hospitalar, Filantropia, Boas Práticas e Compliance, Gente e Gestão, Ensino e Pesquisa, Arquitetura e Engenharia, Enfermagem, Investimentos, Qualidade e Segurança, Tecnologia e Responsabilidade Socioambiental.

No total são 39 ganhadores escolhidos pelo conselho editorial do Grupo Mídia, formado por jornalistas, editores, diretores e publisher. A lista oficial dos ganhadores será divulgada na publicação Healthcare Management.

Marco Bego, diretor de Infraestrutura e Logística do HCFMUSP, participa como debatedor da mesa-redonda “A promessa da Saúde 4.0 em transformar o setor através da maior produtividade e eficiência.” Bego é graduado em Engenharia Elétrica e possui 27 anos de experiência em Health IT. Atualmente é CIO do Hospital das Clínicas da FMUSP e Fundação Faculdade de Medicina. Em junho de 2016, passou a ser Membro efetivo da Câmara Técnica de Informática em Saúde do Conselho Federal de Medicina (CFM) e, em maio de 2017 assumiu a presidência da Associação dos CIOS em Saúde.

Confira os demais palestrantes:

Jihan Zoghbi, CEO da Dr. TIS

Roberto Sá Menezes, provedor da Santa Casa da Bahia

Valdir Ventura, CEO do Grupo São Cristóvão Saúde

Ricardo Santos, da Cisco Systems

Lauro Miquelin, CEO da L+M

Ana Claudia Pinto, da Sharecare Brasil

Ana Elisa A. C. de Siqueira, presidente da ASAP

Joana D’Arc Félix, eleita Personalidade 2017 pelo O Globo e PhD em Harvard

Marivan Santiago Abrahão, presidente do Instituto HL7 Brasil

Fernando Seabra e Marcus Maida

Lídia Abdalla, presidente executiva do Laboratório Sabin

Ailton Brandão, CIO do Hospital Sírio Libanês

Paulo Henrique Fraccaro, superintendente da ABIMO

Jocelmo Pablo Mews, diretor de Gestão de Pessoas da Pró-Saúde

Jacson Barros, CIO do HCFMUSP

Denise Santos, CEO da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo

Fernanda de Souza Carvalho, Diretora Comercial Nacional

Maria Lúcia Capelo, superintendente do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos

....................

Operação Verão envolverá cerca

de 400 policiais na temporada

Atrair mais pessoas para a Cidade e garantir a segurança de turistas e moradores durante a temporada de Verão, esse é o objetivo das cidades praianas. Guarujá, para atender essa meta contará com um reforço de 400 policiais durante a Operação Verão 2018/2019. A ação é resultado de um convênio firmado entre a Prefeitura e a Secretaria da Segurança Pública do estado de São Paulo.

No período da temporada e feriados prolongados, a população da Cidade triplica, por isso, a Prefeitura tem destacado o planejamento integrado em segurança. A Secretaria de Defesa e Convivência Social - Sedecon, realizou a segunda reunião preparatória para definir as ações neste período, envolvendo representantes do Sistema de Segurança Pública, Secretarias Municipais e Polícia Militar do estado de São Paulo.

Durante o encontro foi discutida a logística para receber os policiais militares que reforçam a segurança da Cidade de dezembro até março de 2019. A estrutura envolve a montagem dos alojamentos, estacionamentos, intervenções no trânsito, fornecimento de alimentação, apoio técnico e operacional para o desempenho das atividades de policiamento.

O secretário adjunto de Defesa e Convivência Social, Marcelo Nascimento, declarou: “Já estamos trabalhando com a intenção de realizar a melhor temporada de verão dos últimos anos, com muita tranquilidade e sensação de segurança plena”.

“Guarujá – da cauda a cabeça do dragão” projeto ensina história da Cidade

Entre agosto e novembro, os estudantes da rede pública municipal de Guarujá aprenderão sobre a história do Município de maneira lúdica. Trata-se do projeto “Guarujá da cauda a cabeça do dragão”, voltado para os 11.700 alunos da educação infantil, crianças de 3 a 5 anos.

O projeto percorre as escolas com várias atividades, a previsão é percorrer um total de 59 unidades. Na ação, o professor é o mediador que apresenta a história e resgata tradições. As escolas recebem uma caixa chamada “caixa de memórias itinerante”, que contém o mapa da cidade, fotos antigas e atuais, cartões-postais, livros, CDs, folders e catálogos relativos à história de Guarujá. As crianças são apresentadas a vários aspectos que formam a Cidade, como as praias, pontos turísticos e animais existentes.

O secretário de Educação de Guarujá, Renato Pietropaolo, explica que o projeto auxilia os alunos a interagirem com o Município. “Por que não fazer esse trabalho de resgate da cultura e história da cidade com os pequenos? Esta é uma fase de descobertas, em uma iniciativa da Secretaria que visa estabelecer diálogos e despertar o senso crítico, e assim no futuro vamos formando cidadãos que terão uma identidade de pertencimento com a Pérola do Atlântico”.

Casal guarujaenses é destaque no Mountain Bike

O casal Márcia Cristina de Souza e Antônio Carlos Dias Junior foi prata na categoria dupla mista open, na prova 3 Horas de Mountain Bike (MTB). A disputa aconteceu em Piedade - São Paulo.

O torneio envolveu os competidores numa prova do estilo XCO, percorrendo uma pista com obstáculos naturais, tais como barrancos, pontes de madeiras e afins. Vence quem fizer o maior número de voltas durante as três horas de disputa. Os guarujaenses precisaram realizar 14 voltas numa pista de 4,5 km de extensão, ao todo foram 63 km percorridos pelo casal.

"Treinamos seis vezes por semana, sendo que cada treino dura de três a quatro horas. Subimos e descemos pelos morros de Guarujá e Santos. O grande diferencial do Guarujá, é que a distância entre os extremos da Cidade é maior. Geralmente passamos por lugares como o Sorocotuba, o Morro do Maluf e o Tortuga, entre outros”, ressaltou Antonio Carlos.

O próximo desafio dos atletas será no dia 30 de setembro pelo Circuito Ubuntu de Mountain Bike XCM, em Cananéia.

Ciranda das Artes tem edição sobre o Folclore Brasileiro

Neste sábado (25), o folclore brasileiro invade a Praça 14 Bis, é a nova edição da “Ciranda das Artes”. O evento acontece a partir das 15 horas, com diversas atividades gratuitas para crianças e adultos. O objetivo é levar os participantes a conhecerem e brincarem com a cultura brasileira.

Serão grupos folclóricos, músicas e danças típicas, brincadeiras, teatro, artesanato, exposição e vendas. Além de desenhos e pinturas, um tapete de leitura e a Geladeira Cultural. Para celebrar, grupos da nossa região estarão presentes, como o Reisado Sergipano, o Reisado Pacatuba e o Grupo Folclórico da Melhor Idade.

A “Ciranda das Artes” tem como objetivo promover uma programação circular de intervenções artísticas. Com realização mensal e de forma gratuita, abrange públicos de todas as idades.

Endereço: Av. Adhemar de Barros, 1.347

Sala 27 B - CEP 11.430.003

Telefone: (13) 99716-5052

Email: jornaldacidadelitoral@gmail.com

contato Comercial