top of page
Buscar

VEREADORA ANDRESSA SALLES E DEPUTADO MARCELO SQUASSONI VÃO "BATER CHAPA" PARA FEDERAL

Deputado Squassoni e vereadora Andressa disputarão voto a federal

Com perfis políticos distintos, a vereadora de Guarujá, Andressa Salles (PSB) e o atual deputado federal, Marcelo Squassoni (PRB) são os dois candidatos com mandato que disputam os votos da cidade e região para o Congresso Nacional.

Marcelo Squassoni teve seu nome referendado pelo PRB no último dia 28 de julho, em evento partidário realizado na Expo Center Barra Funda. Já Andressa Salles deve ter seu nome referendado neste sábado, dia 04, durante a convenção do PSB, que acontecerá no Palácio do Trabalhador – SP.

Para chegar ao Congresso, Squassoni teve na eleição anterior apenas 30.315 votos ( entrou pelo voto de legenda, puxado pelo deputado Celso Russomano) e tenta a reeleição, na chapa partidária que ratificou o apoio da sigla à candidatura do ex-prefeito de São Paulo, João Doria, ao governo do estado.

Andressa Salles foi eleita a única vereadora mulher depois de duas legislatura sem presença feminina. Ela foi eleita com 1799 votos, pelo PSB. A vereadora lança sua candidatura na coligação que apoia o atual governador Márcio França, a reeleição.

Como deputado, Squassoni divulgou recentemente que indicou para Guarujá R$ 52 milhões em recursos, o que muitos questionam esses elevados valores. Eles seriam oriundos de emendas parlamentares e também indicações feitas aos Governos Federal e do Estado.

Porém, parte dos projetos, para o qual esses recursos estão destinados, o cidadão guarujaense ainda não viu sair do papel, tal como Reforma Ginásio Guaibê, Campo de gramado sintético no Tejereba, Construção do ARE Boa Esperança, Melhorias Sanitárias na Praia Góes, Prainha Branca e Cachoeira ou Construção de um Centro de Especialidades Odontológicas ou Equipamentos de Saúde para o CRPI. Por isso surgem as dúvidas e questionamentos sobre os milionários valores divulgados pelo deputado para a Cidade.

Mesma trajetória?

Tanto Marcelo Squassoni, quanto Andressa Salles começaram sua vida política no plenário Alberto Santos Dumont, no Legislativo de Guarujá. Marcelo foi presidente da Câmara e Andressa foi líder do prefeito Valter Suman.

Os desempenhos de ambos na Câmara de Guarujá mostram a diferença no perfil político de cada um. Em dois anos de mandato, Andressa Salles apresentou 522 indicações a Prefeitura de Guarujá, a maior parte dessas solicitações são de serviços e manutenções para os bairros. Enquanto, Squassoni nos nove anos de mandato apresentou apenas 62 indicações.

Em Projetos de Lei propostos, ambos apresentaram 21 proposituras. Destes podemos destacar a proposta de Squassoni, sobre a obrigatoriedade da parada dos ônibus urbanos para mulheres no horário de 22h às 6h fora dos pontos e a que obriga o Serviço Público realizar gratuitamente laqueadura das trompas em mulheres e vasectomia em homens que desejam utilizar esses métodos para evitar a fertilidade.

Enquanto entre as proposituras da vereadora, podemos destacar a inserção no calendário oficial do Município do 'Junho Vermelho' mês dedicado à realização de ações para conscientização de doação de sangue.

Mesmo sendo líder do prefeito, Andressa Salles apresentou 80 requerimentos, questionando as diversas secretarias do governo municipal, sem nunca criticar diretamente o prefeito, mas se “queimou” com o secretariado. Ela possui um perfil mais combativo que o de Squassoni que em nove anos apresentou somente 68 requerimentos.

De acordo com a Legislação Eleitoral os prazos para convenções se encerram dia 05, a campanha eleitoral, entretanto, só ocorre após o registro de candidaturas, cuja data limite é no dia 15 de agosto. No dia seguinte (16) a lei autoriza o início das campanhas com comícios, carreatas, distribuição de material gráfico e propaganda (não paga) na Internet.

Sem mandatos – Dois candidatos que atualmente não tem mandato, também buscam votos na Cidade para chegar a Brasília. Figueiredo pelo PHS, defende a liberação dos jogos. Maria Angélica Mariano retorna ao PTB, antigo partido de seu pai Maurici Mariano.

*Dados pesquisados no site oficial da Câmara de Guarujá

QUADRO

O perfil de cada um

Marcelo Squassoni (PRB)

Empresário

Casado

50 anos

Três mandatos de vereador

Presidente de Câmara 2013 e 2014

Votação – 2165 votos

Proposituras apresentadas – 976*

Projetos de Lei – 21

Indicações – 62

Requerimentos – 68

Votação para deputado federal – 30.315 votos

*desses 723 são ofícios

Andressa Salles (PSB)

Empresária

Casada

35 anos

Primeiro mandato de vereadora

Líder do prefeito em 2017

Votação - 1799 votos

Proposituras apresentadas – 675

Projetos de Lei – 21

Indicações – 522

Requerimentos - 80

Votação para deputada federal – primeira vez que concorre

...............

bottom of page