top of page
Buscar

BASTIDOR POLÍTICO - CONFIRA AGORA AS NOVIDADES DA POLÍTICA REGIONAL

Contas rejeitadas

A Câmara de Guarujá teve suas contas do ano de 2015 rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado. Na época, o presidente era o vereador e atual secretário de Ação Social Ronald Nicolaci. Em contato com o JC, Nicolaci disse que irá recorrer da decisão e provará que não cometeu atos irregulares.

Boate azul

No relatório do Tribunal de Contas, o que chamou mais a atenção, entretanto, foi uma nota fiscal de valor pequeno R$ 440 da Apple's Night Club, uma boate de Brasília, apresentada pela comissão de vereadores Mário Lúcio da Conceição (PR), Walter dos Santos (PSB) e Givaldo do Açougue (Sem partido). Ela virou manchete nacional.

Sem retorno

O JC tentou contato com os vereadores da referida comissão, sem sucesso, mas a Câmara emitiu nota oficial informando que os vereadores que estiveram em Brasília “afirmam ter almoçado e jantado em estabelecimentos comerciais da cidade... e solicitado notas fiscais das despesas... e apresentaram as mesmas ao financeiro da Câmara”.

Atual presidente

Ao JC o atual presidente, Edilson Dias, do PT, disse que, “ao assumir a presidência da Câmara, em janeiro de 2017, extingui todos os gastos com viagens de comissões parlamentares, além de ter atendido integralmente as recomendações do TCE, no que se refere a prestações de contas, assim como ao pagamento de horas extras, gratificações, incorporações e uso de carros oficiais”.

Detalhe

Ainda sobre a rejeição, nos bastidores da Câmara, muito se falava sobre as contas de Nicolaci terem sido julgadas primeiro que as dos ex-presidentes José Carlos e Marcelo Squassoni que presidiram a casa antes dele.

Um resumo

As contas de 2011 do ex-presidente da Câmara José Carlos (Múmia) ainda não foram julgadas, enquanto as contas dele de 2012 foram rejeitadas pelo Tribunal (cabe recurso). Já o ex-presidente da Câmara Marcelo Squassoni teve suas contas de 2013 rejeitadas (cabe recurso) e as do ano de 2014 ainda não foram julgadas.

Asfalto no Itapema

O prefeito Válter Suman, do PSB, anunciou mais de R$ 3 milhões para pavimentação de ruas de Vicente de Carvalho. Os moradores do Distrito recebem da atual gestão, além do diálogo, a atenção que tanto reclamavam. O secretário adjunto de Obras Claudinho Rodrigues está atento aos pedidos do Itapema e faz o meio de campo com o prefeito.

Furto e roubo

Um vídeo na Internet mostra o furto de duas bicicletas de dois clientes da Sodiê Doces da Avenida Leomil. Outros dois vídeos mostram dois assaltos a mão armada ao Pet Shop Preço Baixo, na Puglise. Tudo no Centro da cidade.

Rua de Lazer

A “Rua de Lazer” um projeto da Prefeitura que leva opção de entretenimento gratuito para as praças da cidade caiu no gosto da população. Na Praça dos expedicionários foi um sucesso de público.

Telefone mudo

Em contato com o JC, a população reclama que o 0800 da empresa FortNort, responsável pela iluminação dos Bairros de Guarujá, não funciona. Segundo eles, ou dá ocupado, ou a linha cai. As reclamações também falam sobre a dificuldade em conseguir encontrar o número da empresa para reclamar.

Telefone mudo 2

Essas falhas na comunicação da FortNort Desenvolvimento Ambiental e Urbano acabam por prejudicar a imagem da prefeitura que tem trabalhado para atender as demandas dos bairros. Nossa reportagem confirmou o problema de comunicação com o 0800 da empresa.

Força Tarefa

A diretora da Força Tarefa da PMG Valéria Amorim informou que já mapeou e está tomando providências para impedir invasões e pistões na cidade. “Acabamos com a maior parte dos pistões. Quanto às invasões, em ano eleitoral, elas sempre retornam, mas estamos com relatório completo e vamos entregar ao MP para providências”. A casa vai cair.

Squassoni x Andressa

O deputado federal Marcelo Squassoni, do PRB, quer se reeleger. Neste ano, terá uma concorrente que também possui mandato, a vereadora Andressa Sales, do PSB, do governador Márcio França. Figueiredo (legalização do jogo) e Angélica Mariano também estão no páreo para federal. Leia matéria na página 3.

Isolado e forte

Quanto mais os políticos e partidos rejeitam e isolam o candidato à presidência Jair Bolsonaro, do PSL, fica a impressão que mais seu eleitorado permanece fiel, com possibilidade de crescimento.

Isolado e forte 2

Apesar de dizer que não tem equipe de marqueteiros, ele tem sim. E já detectaram que o eleitorado vê nesse “isolamento” uma forma de comprovar a “seriedade e honestidade” do candidato tão raras hoje entre os políticos. Na visão deles, os eleitores entenderam que se os partidos “podres” não querem ficar com Bolsonaro é porque o presidenciável não teria topado acordos não republicanos.

Tudo misturado

No sentido oposto, o ex-governador Geraldo Alckmin, do PSDB, que prometeu ponte ou túnel no Litoral e não cumpriu, não se faz de rogado. Fechou com o Centrão (DEM, Solidariedade, PP, PR e PRB), partidos que, como o dele, estão enrolados na Lava Jato ou no Mensalão, e abocanhou um latifúndio no horário de TV e rádio. Se bem usados, TV e rádio, podem ser bons para ele.

Tudo misturado 2

O candidato Alckmin já anunciou sua vice na chapa, a senadora gaúcha de direita Ana Amélia, do PP, numa manobra para tentar retirar votos de Bolsonaro, já que ela é opositora do PT e pertence a bancada ruralista .

Segundo turno

Pela movimentação de Alckmin, sua campanha já dá como certo que Bolsonaro estará no segundo turno. Agora, cabe ao ex-governador sair do seu um dígito (7%) nas pesquisas para bater chapa com Bolsonaro. Aguardemos.

bottom of page