Buscar

EXCLUSIVO - EMPRESÁRIO HEITOR GONZALEZ ASSUME SINDICATO DE HOTÉIS, RESTAURANTES, BARES E SIMILARES D


Empresário de Guarujá assume

Sindicato de Hotéis e Restaurantes

Empresário de Guarujá, Heitor Gonzalez é o novo presidente do Sinhores - Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada e Vale do Ribeira. Na entrevista exclusiva ao Jornal da Cidade, ele fala da importância da entidade para os comerciantes e empresários do Litoral, bem como para os trabalhadores. O novo presidente é proprietário do Acqua Mundo e dos Restaurantes D. Dolores e Ruffino’s.

O sindicato envolve cerca de 18 mil empresas entre restaurantes, lanchonetes, fast food e similares na região que atua. Segundo o novo presidente, uma entidade dessa proporção precisaria ser mais atuante em relação aos seus associados. “Eu sempre questionei o sindicato achando tudo muito parado e muito tradicionalista, os tempos mudaram. Principalmente em relação aos sindicatos e a nova lei trabalhista. Num acordo coletivo, por exemplo, a entidade tem poder de decisão e a justiça acatar, porque assim diz a nova lei trabalhista” diz Gonzalez.

Nesse momento de mudança e transição de leis trabalhistas, Heitor assume o sindicato tendo que enfrentar, por exemplo, o fim da contribuição sindical obrigatória. Contudo, a mudança, para ele, não é vista como algo negativo e sim como um novo desafio. “O fim da obrigatoriedade tira as entidades da zona de conforto e cria a necessidade de se tornar mais atuante e se fazer necessário para que os representados tenham interesse em se sindicalizar. É necessário produzir recursos, dar alguma coisa para que o empresário se sinta estimulado a contribuir, não apenas mandar boleto” justifica.

Importante ressaltar que o dissídio da categoria será no dia 01 de agosto, Heitor e a diretoria assumem com a tarefa de promover a negociação junto com o sindicato dos funcionários.

Capacitação

Durante sua gestão, Heitor pretende dar ênfase na capacitação e qualificação tanto dos proprietários dos estabelecimentos, quanto para os funcionários. Ele explica que muitas vezes, o dono de um desses comércios vem de outra profissão. “Um trabalhador demitido que usou sua rescisão para abrir seu próprio negócio um bar, uma pousada, ou restaurante. Ele acaba começando um novo negócio sem a preparação necessária, por isso a necessidade de capacitar o proprietário” exemplifica.

A intenção é usar a sede do sindicato que fica em Santos - Av. Conselheiro Nébias, 365 - Boqueirão, para realizar esses cursos. “O frequentador desses estabelecimentos na Baixada Santista é o morador de São Paulo que tem uma variedade de restaurantes e hotéis em sua Cidade e os turistas dos navios, acostumados ao serviço internacional. Hoje os serviços prestados na região estão muito aquém de atender essas pessoas com a mesma qualidade. Nunca foi feito nada em relação aos proprietários e pouco para os funcionários” explica.

Em Guarujá, há cerca de 1300 estabelecimentos no segmento. Heitor acredita que se desse total, 1000 estiverem em atividade, 900 estão precisando de ajuda por parte do sindicato. Por isso, aqui em Guarujá haverá um piloto do trabalho da entidade, que será levado às demais cidades, considerando a realidade de cada uma delas.

Fomentar a sindicalização

Entre as propostas do presidente e da nova diretoria está a criação de departamento comercial em várias cidades da Baixada e do Vale do Ribeira com foco na reconstrução do sindicato. Esses departamentos deverão buscar captação de novos sócios, oferecendo novos serviços, como apoio jurídico, possivelmente plano médico e odontológico com custo menor ou ainda usar o poder de negociação para os custos de mercadorias que são comuns para todos os estabelecimentos.

Heitor explica que uma de suas primeiras atuações em relação à negociação de valores é junto a Sabesp. “Estamos entrando em contato com a Sabesp, para discutir o fator K. Um hotel por exemplo que gasta R$100,00 de água, deveria pagar o mesmo de esgoto, mas como é um hotel ou restaurante, o esgoto sobe para aproximadamente R$300,00, isso é uma penalização sem lógica, estamos pleiteando dentro do novo contrato da Sabesp a eliminação desse fator K”, conclui.

.......................................................... Festival de Talentos da Seduc começa neste sábado (28)

O 1º Festal Seduc 2018 - Festival de Talentos da Secretaria de Educação começa neste sábado (28), a partir das 9h, com a modalidade artes cênicas. O evento acontece no Caec Isabel Ortega de Souza - Avenida Manoel da Cruz Michael, 333, Santa Rosa. Neste primeiro dia, serão 70 participantes envolvidos na categoria até 15 anos, que farão ao todo, nove apresentações.

No dia 4 de agosto, às 13h, serão os inscritos na modalidade dança. Serão 88 participantes menores de 15 anos, em 12 apresentações. Enquanto os maiores de 15 anos, serão 40 participantes, em quatro apresentações.

No dia 11, será a vez dos alunos inscritos no eixo musical. Nesta categoria são 64 participantes, divididos em 29 apresentações. O evento ocorrerá das 9 às 13 horas. A grande final está agendada para 17 de agosto, no Teatro Municipal Procópio Ferreira (Avenida Dom Pedro I, 350, na Enseada), às 17 horas.

Endereço: Av. Adhemar de Barros, 1.347

Sala 27 B - CEP 11.430.003

Telefone: (13) 99716-5052

Email: jornaldacidadelitoral@gmail.com

contato Comercial