Buscar

AMANHÃ IMPRESSO NAS BANCAS - JORNAL DA CIDADE LITORAL

Secretária de Turismo deixa pasta e

assume Secretaria de Relações Sociais

Thaís Margarido, que ficou um ano e sete meses à frente da pasta de Turismo, agora assume a secretaria de Relações Sociais, pasta que tem como objetivo ser o elo entre população, entidades de classes, instituições e o poder público

Na última semana, a jornalista Thaís Margarido deixou a Secretaria de Turismo para assumir a Secretaria de Relações Sociais (SERES), a mais nova pasta do governo Válter Suman (PSB), criada após fusão de secretarias em reforma administrativa (leia em Bastidor página 2), aprovada pela Câmara sem onerar os cofres públicos.

Depois de um ano e sete meses à frente do Turismo, a jornalista de 40 anos agora passa a ser secretária de Relações Sociais, com o objetivo de estreitar o elo entre população, entidades de classes, instituições e o poder público.

Na Secretaria de Relações Sociais Thaís Margarido será responsável por atuar na relação direta com as organizações da sociedade civil, proporcionando um melhor atendimento às demandas da população, através de convênios e parcerias com as diversas entidades sociais, culturais, econômicas e de Governo em nível municipal, estadual e federal.

Relembre ações realizadas pelo

atual setor municipal de Turismo

A seguir, o Jornal da Cidade faz um breve resumo das ações realizadas pela ex-secretária Thaís Margarido na pasta de Turismo, que passa a ser comandada a partir de agora pelo empresário Alexandre Nunes, fundador do Visitor Bureau e ex-gerente executivo do Convention Bureau da cidade de Santos e Região (Costa da Mata Atlântica).

* Plano Diretor de Turismo

Além de criar o Plano Diretor de Turismo, até então inédito na Cidade, foi na gestão de Thaís a implantação do Observatório do Turismo, onde será criada uma plataforma contendo dados sobre o segmento no Município, entre outros aspectos.

* Roteiro náutico metropolitano

Encabeçou a criação do primeiro roteiro náutico metropolitano. Um trajeto pelo mar com diversos pontos turísticos para parada, traçado com o apoio dos secretários das outras oito cidades da região. Um atrativo a mais para ser ofertado para esse público específico.

*Visitação no Forte dos Andradas Em parceria com a Primeira Brigada de Artilharia Antiaérea, abriu o Forte dos Andradas para visitação, dando ênfase à um túnel escavado na rocha com 200 metros de comprimento que retrata o alojamento usado pelos soldados na segunda guerra mundial, nunca antes aberto para turistas.

*Postos de informações turísticas Criou novos postos de informações turísticas na cidade, sendo um na orla da Praia da Astúrias, em frente às colônias de férias e outro no pavilhão da Maria Fumaça, primeira locomotiva da cidade, aberta para visitação de terça à domingo, no centro de Pitangueiras. Na última temporada de cruzeiros, pela primeira vez na história do Concais, inseriu um posto de informações Turísticas de Guarujá para recepcionar os passageiros que desciam dos transatlânticos, aumentando o fluxo de turistas durante o período compreendido na cidade.

*Projetos de obras de infraestrutura turística

Junto ao Departamento de Auxílio às Estâncias (DADE) do Governo do Estado intermediou projetos de obras de infraestrutura turística fundamentais para melhor atender quem visita Guarujá, como banheiros, lava-pés, e rampas de acessibilidade em toda orla turística, a construção de um Centro de Eventos Turísticos, e a iluminação ornamental das Praias da Pitangueiras, Enseada e Astúrias. Mais de 15 milhões em obras destinadas ao setor. Deixou também como meta, a construção de novos postos de informações turísticas, na Enseada, Pernambuco e Perequê.

*Fomento na ocupação da rede hoteleira

Enquanto esteve na pasta, retomou Guarujá como destino preferido de Argentinos, por meio de Parcerias Público-Privado (PPP). Com isso, a Cidade conseguiu ter alta na ocupação de hotéis e pousadas mesmo na baixa temporada, como os meses de março e abril de 2018.

Outras ações: Outras ações de conscientização e de profissionalização dos agentes turísticos aconteceram; vale ressaltar a ação Anjos do Meio Ambiente aplicada em todos os feriados juntamente com a SEDECON, a SEINFRA e a SEFIN cuja finalidade de conscientizar as proibições na faixa-de-areia, e a implementação do curso profissionalizante Arte do Bem Receber para os principais agentes turísticos da cidade, como recepcionistas, quiosqueiros e, até mesmo, soldados do Forte dos Andradas.