Buscar

SEMANA ANÍSIO TEIXEIRA

Guarujá discute Base Nacional durante Semana

Anísio Teixeira nesta quarta (4) e quinta-feira (5)

Evento acontecerá das 8h15 às 13 horas e terá como

palestrante a mestra em educação, Denise Tonello

Nesta quarta (4) e quinta-feira (5), os profissionais da educação infantil da rede municipal de ensino participam da Semana Anísio Spínola Teixeira. O evento acontece no Teatro Municipal Procópio Ferreira (Avenida Dom Pedro I, 350, no Jardim Tejereba), nos dois dias, das 8h15 às 13 horas. A realização é da Prefeitura de Guarujá, através da Secretaria de Educação. Neste ano, o tema a ser discutido é “Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e as novas perspectivas de ensino e aprendizagem para a educação infantil”.

A palestra terá a condução da mestre em educação, a professora Denise Tonello. O público alvo são professores, auxiliares de desenvolvimento infantil (ADIs), pajens, equipes gestoras, supervisoras de ensino e demais educadores da rede municipal. O encontro desta quarta (4) envolverá os profissionais dos núcleos de educação infantil municipais (Neims) e conveniadas (NEICs), na quinta (5), é a vez daqueles que atuam nas escolas de ensino infantil (Emeis).

Homologada no ano passado, a BNCC é um documento normativo, que define o conjunto de aprendizagens essenciais, que todos os alunos devem desenvolver ao longo da educação básica, e que servirá como referência na elaboração dos currículos em todas as redes e escolas do País.

Tendo em vista que a Educação Infantil atua nos aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais da criança e ajuda a definir o seu desenvolvimento cognitivo e de aprendizagem no futuro, a Base Nacional compreende que as crianças dos 0 aos 6 anos possuem seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento a serem assegurados. São eles: conviver, explorar, brincar, participar, expressar e conhecer-se.

Segundo o vice-prefeito e secretário de Educação de Guarujá, Renato Pietropaolo, é a partir de uma breve contextualização histórica e fundamentação teórica sobre a BNCC que “pretendemos fornecer subsídios para compreensão e apropriação do documento normativo, além de destacar etapas necessárias para reorganização curricular e respectiva implantação na educação infantil do Município”.

Denise Tonello - Mestra em Educação formada pela PUC-SP e Pedagoga pela USP, Denise é coordenadora educacional e pedagógica no Colégio Miguel de Cervantes, em São Paulo. Também é idealizadora e coordenadora do Centro de Formação Saber Mais e Mais.

Assessora pedagógica em escolas particulares e públicas de São Paulo, Formadora de professores e colaboradora no Instituto Avisa lá, no PRISMA (Centro de Estudos do Colégio Santa Maria), no Mathema, na UNDIME, no grupo Santillana e na Editora Moderna Formação, tanto em cursos presenciais quanto à distância. Ainda colabora com a produção de materiais didáticos publicações para professores, na Editora Moderna e Editora Triolet, principalmente com temas relacionados à avaliação formativa, documentação pedagógica, portfólios e novas perspectivas da Base Nacional Comum Curricular.

Atua ainda como colaboradora na produção de artigos, palestrante e formadora de educadores em cursos presenciais e à distância por várias instituições, em especial pelo Instituto Avisa Lá. Instituto este que promoveu ações de qualificação dos técnicos desta SEDUC e das equipes que atuam em nossa Rede Municipal de Educação infantil.

Anísio Teixeira – Um dos maiores personagens na história da educação no Brasil. Foi um jurista, intelectual, educador e escritor brasileiro, nas décadas de 1920 e 1930, difundiu os pressupostos do movimento da Escola Nova, que tinha como princípio a ênfase no desenvolvimento do intelecto e na capacidade de julgamento, em preferência à memorização.

Reformou o sistema educacional da Bahia e do Rio de Janeiro, exercendo vários cargos executivos. Foi um dos mais destacados signatários do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, em defesa do ensino público, gratuito, laico e obrigatório, divulgado em 1932. Fundou a Universidade do Distrito Federal, em 1935, depois transformada em Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil.

Na ideia de uma educação integral e uma educação para todos, expressa por Anísio Teixeira foi a concepção de educação que permeou os escritos e a obra de Anísio Teixeira, está a base de sua atuação como educador e sua contribuição para a educação no Brasil.

Endereço: Av. Adhemar de Barros, 1.347

Sala 27 B - CEP 11.430.003

Telefone: (13) 99716-5052

Email: jornaldacidadelitoral@gmail.com

contato Comercial