top of page
Buscar

MORRE EX-PREFEITO DE GUARUJÁ JAYME DAIGE AOS 93 ANOS

Prefeitura decreta luto oficial e ponto

facultativo por morte de ex-prefeito

É com profundo pesar que a Prefeitura de Guarujá informa que o ex-prefeito Jayme Daige, de 93 anos, faleceu na tarde deste domingo (10) no Hospital Guarujá, onde estava hospitalizado. A Prefeitura decretará luto oficial de três dias – quando as bandeiras deverão ser hasteadas a meio mastro – e ponto facultativo nas repartições públicas nesta segunda-feira (11).

O velório ocorrerá a partir das 9 horas, no plenário da Câmara Municipal de Guarujá (Av. Leomil, 291, Centro). Por volta das 15 horas haverá missa no local e, na sequência, o corpo será levado para São Paulo, onde será cremado no Cemitério da Vila Alpina, na Zona Leste.

O prefeito de Guarujá, Válter Suman, lamenta profundamente a perda de quem considera o “eterno prefeito” da Cidade, a quem tinha como um verdadeiro conselheiro. Daige chegou a participar de reuniões na Prefeitura no ano passado e foi homenageado, em março de 2017, pelo projeto Pérolas de Guarujá, da Secretaria de Cultura. “Pessoa reta, de caráter, com quem aprendi muito e que deixa um importante legado. Uma verdadeira inspiração. Meus sentimentos aos familiares”.

História

Filho de um mascate, Daige iniciou sua carreira na política em 1947, participando da primeira eleição municipal – até então, a Cidade era administrada por prefeitos nomeados. Na ocasião, recebeu 163 votos, sendo o vereador mais votado para a legislatura de 1948-1951. Na sequência, foi reeleito para mais um mandato (1952-1955), quando se tornou presidente do Legislativo.

Já em 1959, foi eleito prefeito pela primeira vez, exercendo o cargo entre os anos de 1960 e 1963. Ainda em 1963, assumiu mandato de deputado estadual, permanecendo na Assembleia Legislativa até o ano de 1969, quando voltou ao comando da Prefeitura de Guarujá, pela segunda vez, até 1972. O terceiro mandato à frente do Executivo Municipal foi entre 1977 e 1982.

Estudante e presidente do diretório acadêmico no Liceu São Paulo, Daige era apenas um rapaz de 19 anos quando foi encorajado pelo diretor da unidade a participar da primeira eleição.

Como vereador, uma de suas primeiras leis foi a disciplinação do horário do comércio. Já como prefeito, Daige participou da construção de importantes empreendimentos da Cidade, como o Teatro Procópio Ferreira, a escola profissionalizante 1º de Maio e do túnel Vila Zilda, por exemplo.

bottom of page