Buscar

MEIO AMBIENTE


Meio Ambiente

Guarujá será sede do XI Workshop

Nacional do Programa Bandeira Azul

O Programa é um selo de caráter socioambiental amplamente reconhecido em todo o mundo

Guarujá receberá, nesta quinta (17) e sexta-feira (18), a partir das 9 horas, o XI Workshop Nacional do Programa Bandeira Azul. O evento que será realizado no Grand Hotel e tem a finalidade de conscientizar os cidadãos e autoridades ambientais e de turismo, para a necessidade de proteger o ambiente marinho e costeiro. A última vez que a Cidade recebeu o workshop foi no ano de 2012. O endereço é Alameda Mal. Floriano Peixoto, 311 - Morro do Maluf.

Criado pela ONG Internacional Foundation for Environmental Education (FEE) em 1985, na França, o Bandeira Azul é representado, no Brasil, pelo Instituto Ambiental Ratones (IAR), membro da FEE desde 2005, e que tem como objetivo promover o uso sustentável das áreas costeiras – marinhas e de água doce – através de ações de educação e informação ambiental, qualidade de água e balneabilidade, segurança dos usuários e gestão ambiental.

O secretário de Meio Ambiente Sidnei Aranha exalta a importância de Guarujá sediar o evento. "A manutenção do Programa Bandeira Azul não é fácil, por isso é muito importante esse workshop e é um privilégio receber todos os gestores de turismo e meio ambiente do Brasil inteiro. Será um prazer recebê-los aqui, e o nosso propósito é sempre melhorar cada vez mais!", concluiu.

Na programação do workshop estão apresentações sobre tendências do Bandeira Azul no Brasil e no mundo, marinas, praias, turismo náutico no Brasil e caminhos na gestão costeira, além de mesas redondas para discussão de aspectos do programa.

"O workshop é um momento importante de reunir a todos, tirar dúvidas, onde as pessoas terão a oportunidade de conhecer as experiências de Guarujá, que deram certo. Teremos no workshop membros do júri nacional, uma ótima oportunidade para os representantes das cidades entenderem como funciona o processo de avaliação", concluiu a coordenadora do Bandeira Azul no Brasil, Leana Bernardi.

O Programa Bandeira Azul é um selo de caráter socioambiental amplamente reconhecido em todo o mundo. A bandeira hasteada representa não só um símbolo do programa, como também sinaliza a conformidade da praia com os critérios estabelecidos pelo selo.

Programação

Dia 17/05

9 h - Credenciamento

9h30 - Abertura dos trabalhos (autoridades)

10 h - Apresentação Programas FEE

10h30 - Apresentação Programa Bandeira Azul Brasil

11 h - Caso da Praia do Tombo

11h30 - Marinas Nacionais – Leila Pio dos Santos

12 h - Intervalo para almoço

14 h - Preenchimento da documentação BA

14h30 - Acessibilidade – Paloma Areas

15 h - Atividades de Educação Ambiental

15h30 - Coffee break

16 h - Gestão da costa – André Nunes (SPU)

16h30 - Mensagem final presidente IAR

17 h - Encerramento

Dia 18/05 - Somente para representantes de praias e marinas já inscritos no programa

9 h - Visita a Praia de do Tombo

10 h - Mesa redonda com os candidatos

12 h - Intervalo p/ almoço

14 h - Visita a Marinas Nacionais

16 h - Mesa redonda com os candidatos


Posts recentes

Ver tudo

Endereço: Av. Adhemar de Barros, 1.347

Sala 27 B - CEP 11.430.003

Telefone: (13) 99716-5052

Email: jornaldacidadelitoral@gmail.com

contato Comercial