Buscar

GUARUJAENSE CONQUISTA MEDALHA DE OURO EM ABU DHABI

Jiu-jitsu

Thaynã Higor tem uma lesão no plexo braquial esquerdo, resultante de um erro médico durante seu parto

Vencedor de três mundiais organizados pela Confederação Brasileira Paradesportiva de Jiu-Jitsu (CBPJJ), o paratleta guarujaense Thaynã Higor Cruz da Silva sagrou-se campeão do “Abu Dhabi World Festival ParaJiu Jitsu 2018”, após derrotar o também brasileiro Daniel Borges, de Florianópolis na final. O jovem de 20 anos tem uma lesão no plexo braquial esquerdo, resultante de um erro médico durante seu parto.

Para conquistar tal feito, o arte marcialista manteve uma rotina árdua de treinamentos diários. "Eu treinava três vezes por dia, fazia um treino de jiu jitsu de tarde. Logo após, ia pra preparação física (funcional) e a noite fazia mais um treino de jiu jitsu, cada treino com duração de 1h e 30 min", ressaltou o atleta.

Thaynã tem limitações ao levantar, esticar e até mesmo girar o braço. Mas isso não é empecilho para o guarujaense conquistar seus objetivos, desde seus 13 anos de idade, quando iniciou na modalidade.

“O Thaynã é um garoto super disciplinado, dedicado e focado no seu propósito. Apesar dele ter uma deficiência, o nosso treino não é todo adaptado a ele, coloco o Thaynã pra fazer o mesmo treino que os meus atletas sem deficiência fazem, apenas com poucas adaptações. Acho que esse é o nosso diferencial, não o vemos como uma pessoa diferente. Eu aprendo todos os dias com a garra e a superação desse menino”, exaltou Ednaldo Keno, treinador do atleta.

A competição foi realizada pela United Arabe Emirates Jiu-Jitsu Federation (UAEJJF) e ocorreu na cidade de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. O evento contou com aproximadamente 100 paratletas provenientes de países como Austrália, Canadá, Estados Unidos, Japão, Cazaquistão, Mongólia e Bélgica.

“Para mim o sentimento é de orgulho. Orgulho pra minha família, pros meus amigos, minha equipe, e pra todos que estão em minha volta, pois nasci e cresci no Guarujá. Me sinto muito feliz em dar orgulho pra todos. Nesse ano conseguimos pela primeira vez chegar até o prefeito Válter Suman e assim conseguimos um apoio pra ajudar a custear a viagem. Sou muito grato a todos da Secretaria de Esportes e ao prefeito por acreditarem em mim”, concluiu Thaynã.

Endereço: Av. Adhemar de Barros, 1.347

Sala 27 B - CEP 11.430.003

Telefone: (13) 99716-5052

Email: jornaldacidadelitoral@gmail.com

contato Comercial