Buscar

SÁBADO IMPRESSO NAS BANCAS - CONFIRA AGORA A EDIÇÃO DIGITAL DO JORNAL DA CIDADE LITORAL


Guarujá tem um Plano Diretor de Turismo

realizado pela primeira vez na sua história

Plano garante o recebimento das verbas destinadas ao desenvolvimento turístico municipal e investimentos na infraestrutura de apoio, como iluminação e segurança

Na última terça-feira (24), a Cidade de Guarujá teve aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores o Plano Diretor Municipal de Turismo, que tem como objetivo traçar as diretrizes que serão executadas pelos próximos 10 anos, com a finalidade de gerar emprego e renda na Cidade.

O estudo, executado pela Geo Brasilis, uma empresa privada, com o auxílio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), realizou um amplo estudo sobre Guarujá nos últimos seis meses, baseado em pesquisas de campo, históricos e inventários. O estudo traçou um diagnóstico e apontou dados importantes como o perfil das pessoas que visitam Guarujá, a origem dos visitantes, quanto e como costumam deixar seus recursos na Cidade, entre outros aspectos.

A secretária de Turismo, Thaís Margarido, exalta a importância desse plano. Segundo a secretária, a aprovação do projeto de lei do Plano Municipal de Turismo é um marco para Guarujá. “Mostra que a Câmara Municipal compreende e reconhece a importância do setor para o Município, e o quanto o legislativo e o executivo trabalham em harmonia quando o assunto é desenvolvimento com responsabilidade para a nossa cidade, visando fazer do turismo geração de emprego e renda", declarou à reportagem do Jornal da Cidade.

É a primeira vez na história que Guarujá conta com um plano técnico de ações específicas para o ano inteiro, que possam efetivamente gerar emprego e tornar o balneário um destino consolidado, tanto por suas belezas naturais, quanto por atividades culturais e históricas que a Cidade dispõe.

Elaboração do Plano Diretor de Turismo

é determinação para manter verbas

O 'Plano Diretor Municipal de Turismo' é uma medida do governo federal, prevista na Lei Estadual 1.261/2015, que estabelece condições e requisitos para a classificação de 'Estâncias' e de 'Municípios de Interesse Turístico'. No Ministério do Turismo, Guarujá está classificado como Categoria A em potencial turístico, em uma escala que vai de A para D.

Como o objetivo é manter o título de estância turística, e continuar garantindo os incentivos financeiros para infraestrutura, através do Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias Balneárias (Dadetur), ocorreu a elaboração do Plano Diretor, que deve ser atualizado a cada três anos. Guarujá aprova o Plano Diretor perto do prazo final previsto em Lei do governo estadual, que acontece no próximo dia 30 deste mês.

Conheça alguns aspectos do

estudo realizado na Cidade

A empresa Geo Brasilis, que realizou o estudo junto à Prefeitura, apresentou em audiência pública na Câmara Municipal de Guarujá na última segunda-feira (21), as informações obtidas durante sua pesquisa em Guarujá, quando foram traçadas as metas e ações que visam potencializar o setor e direcionem os investimentos. A audiência contou com a presença de representantes do Executivo, do Legislativo, da Sociedade Civil Organizada e munícipes.

Dentro do exposto pela empresa, que tem como objetivo ofertar aos visitantes atividades o ano todo, sem restringir-se ao Sol e Praia, foram traçadas metas para que Guarujá seja reconhecida nacional e internacionalmente como destino turístico.

Entre as principais ações que serão desenvolvidas na Cidade, a empresa exaltou

* Qualificação do serviço;

* Gestão de monitoramento dos visitantes, visando gerar dados para futuras ações;

* Diversificação das atividades exploradas na Cidade: turismo ambiental, náutico, eventos, praia e de aventura;

*Melhora nos aspectos de estrutura de apoio, como iluminação pública, segurança, balneabilidade, educação ambiental e acessibilidade;

CURIOSIDADE

Guarujá possui hoje:

*82 hospedagens

*55 restaurantes

*05 locais de eventos

*01 agência de eventos