Buscar

PRAIA DO TOMBO SEDIA FICO FESTIVAL DE SURF NESTE FIM DE SEMANA

Praia do Tombo sedia Fico

Festival neste fim de semana

Linha fina_ Depois de 30 anos, o Fico Surf Festival está voltando. O histórico campeonato realizado em Salvador em 1987, 88 e 89, foi um dos alicerces para a criação do Circuito Brasileiro Profissional e agora será realizado em Guarujá, com uma nova proposta, a de uma grande confraternização entre gerações

Thais Margarido, secretária municipal de Turismo do Guarujá, com o empresário Raphael Levy, da Fico

Entre esta sexta-feira (30) e domingo (1º), a Praia do Tombo é palco da edição especial do Fico Surf Festival. Criado em 1987 por Raphael Levy, o torneio é considerado um dos marcos da modalidade no âmbito nacional. O evento tem o apoio da Prefeitura de Guarujá, via Secretaria de Esportes e Lazer (Seela) e da Secretaria de Turismo (Setur).

A disputa é organizada pela Fico Surfwear, em parceria com a Associação de Surf do Guarujá e com a Federação Paulista de Surf. Segundo Augusto Cesar Saldanha, bicampeão nacional de bodyboarding profissional e responsável pelo marketing da Fico, “esta é a primeira vez que a disputa vem para o Guarujá e queremos proporcionar esse encontro entre a geração dos garotos a partir de 14 anos com a velha guarda”, afirmou.

O torneio agrega as categorias master e longboard para os esportistas convidados. Já os inscritos competem pelas sub 10, sub 12, sub 14, sub 16 e feminina, além da divisão especial para pais e filhos.

As inscrições tiveram a taxa no valor de R$ 85,00, somada a um quilo de alimento não perecível, que serão doados ao Fundo Social de Solidariedade de Guarujá, além de parte do valor das inscrições serem revertidos para a ONG Lugar ao Sol e para o Lar Espírita Cristão Elizabeth.

Kias de Souza que foi patrocinado pela

Fico nos anos 80 concorre na Master

(foto) LEGENDA_ Kias de Souza, que na época dos festivais já era atleta da marca Fico tem a chance de rever seu antigo patrocinador

Na categoria Master estão presentes nomes que estiveram na festa na Bahia, no final da década de 80, e até hoje seguem competindo, agora de forma mais participativa, mas sem deixar a vontade de vencer de lado. Dentre eles, um que tem total ligação com essa história: Kias de Souza. Na época dos festivais, ele já era atleta da marca e hoje tem a chance de rever seu antigo patrocinador, atuando em casa.

Aos 51 anos, o primeiro campeão paulista de surf amador, feito de 1986, lembra com carinho da época que era patrocinado pela Fico e disputou os festivais. “Eu já era da equipe e participei de todos. Foi um sucesso. Lembro da multidão na praia, assistindo o campeonato”, destaca o atleta nascido na Bahia, mas que se mudou para Santos antes dos dois anos e desde 1978 escolheu Guarujá para morar.

Para ele, voltar a competir no Fico Surf Festival é uma emoção especial, pela homenagem ao empresário Raphael Levy, o Fico, e para reencontrar amigos. “Vai ser legal. Competir como master é muito gostoso, uma adrenalina, a vontade de fazer a onda boa. Isso motiva a gente. Se parar, envelhece”, argumenta Kias, adiantando que as disputas serão levadas a sério, com grandes rivais, como o amigo Jojó de Olivença, por exemplo.

Praia do Tombo é candidata

a selo World Surfing Reserves

Conheça algumas praias que possuem o selo World Surfing Reserves:

*Guarda do Embaú (Santa Catarina)

*Noosa (Austrália)

*Gold Coast (Austrália)

*Punta De Lobos (Chile)

*Bahia de Todos os Santos (México)

*Huanchaco (Peru)

*Santa Cruz (Califórnia)

*Manly Beach (Austrália)

*Ericeira (Portugal)

*Malibu (Califórnia)

Durante o evento Fico Surf Festival acontece o lançamento da candidatura da Praia do Tombo para o selo “O World Surfing Reserves”, um selo internacional conferido às praias que protegem e preservam o ambiente costeiro, com foco na prática do surfe, incentivando o turismo de praticantes e simpatizantes, potencializando a economia local. A praia do Tombo tem o potencial necessário para a conquista desse selo.

Durante o lançamento da campanha, que acontecerá na abertura do festival, haverá um ato de conscientização e apoio à causa.

Segundo a comissão que organiza a campanha de lançamento, a Praia do Tombo tem a sua beleza natural e ondas perfeitas, mas, ainda há muito trabalho no que se refere a sua preservação. “Temos exemplos em outras praias, do que pode acontecer com o Tombo, com prédios enormes bloqueando o sol da tarde. O Tombo é um refúgio no meio da cidade, merece ser preservada e conquistar o selo internacional da World Surfing Reserves, pela sua importância no cenário nacional e internacional no surf”, garantem os organizadores.

Em paralelo ao surf, o evento de l ançamento do selo de reserva do surf contará com várias atividades na areia para os participantes e o público, como alongamento, com a professora Jacqueline Zedan Chehad, aulas de Muay Thai, com o mestre Tato Barros, da equipe Chute Boxe São Paulo. Também acontecem oficinas de Futevôlei, com o jogador Tang, e de slackline ecológico, com a equipe Guarujá Radical.

Selo Bandeira Azul - A Praia do Tombo já possui o selo Bandeira Azul desde o ano 2000, há oito anos. Para a aprovação da certificação, o Júri Internacional do Programa Bandeira Azul avalia 33 critérios, subdivididos em educação e informação ambiental, qualidade da água, gestão ambiental e segurança, além de serviços.

Endereço: Av. Adhemar de Barros, 1.347

Sala 27 B - CEP 11.430.003

Telefone: (13) 99716-5052

Email: jornaldacidadelitoral@gmail.com

contato Comercial