Buscar

BASTIDOR POLÍTICO GUARUJÁ E SANTOS


Culto carnavalesco?

No carnaval teve de tudo na cidade. Até pastor lançando carro de luxo esportivo e livro nas areias da praia de Pernambuco. Inicialmente, o imbróglio foi divulgado como se a PMG estivesse proibindo um culto.

Culto carnavalesco? I

Não foi bem assim. No ofício em que solicitava autorização para a PMG o pastor Gustavo Reis, presidente da Igreja Luzz informa: “o objetivo do evento é reunir cristãos da cidade... para comunhão e propagação do evangelho de Cristo...”.

Culto carnavalesco? II

O documento não fala nada sobre lançamento de carro, muito menos de livro, que aconteciam no local do “culto”. A PMG proibiu o evento que, parece ter sido desvirtuado do segmento religioso para o comercial.

Paga imposto?

O JC não vai nem entrar no mérito de o terreno da igreja (e da pousada - hostel) pagar imposto ou não. Nem na possibilidade de entrar um antigo Chevette ano 1983 verde na já enrolada história.

Outras reclamações

Mas não teve só problema com desvio de evento religioso para comercial. Nas praias, reclamações contra ambulantes irregulares e presença de vândalos em alguns blocos sérios.

Faltou comunicação

Para os próximos feriados prolongados e carnaval do ano que vem, a PMG precisa divulgar antes para o público como será a segurança e fiscalização. Assim, antecipadamente, já inibirá a ação de boa parte de foras da lei. Faltou comunicação, mas no geral o carnaval foi bom.

Feliz 2018

Com o fim do carnaval, o ano deve começar na segunda feira, dia 19, e, politicamente, forte. São muitos os pré-candidatos a deputado estadual e federal nas cidades do Litoral.

Edmur estadual

Tucano de carteirinha, o santista Edmur Mesquita, do PSDB, deve concorrer a uma vaga na Assembleia estadual. No currículo, Mesquita carrega dois mandatos de vereador, o cargo de secretário municipal de Cultura e vários outros cargos no governo do Estado.

Beto é federal

Ex-prefeito de Santos e com vários mandatos de deputado federal na bagagem, Beto Mansur, do PRB, tentará reeleição em outubro próximo. Atualmente, ele pertence à bancada de apoio do presidente Temer, do MDB.

Deve migrar

Comenta-se que Mansur, vice-líder do governo na Câmara, pode ir para o MDB de Temer e negocia isso diretamente com o presidente estadual Baleia Rossi.

No Guarujá...

Teremos vários nomes postulando cadeiras na Assembleia e Câmara Federal. Alguns com chances reais, outros só tentarão demarcar território.

Gilberto Benzi

O secretário Benzi, ainda no PSDB, aguarda o “ok” do prefeito Válter Suman, do PSB, para lançar ou não sua candidatura rumo à Assembleia. Se for candidato, Benzi terá que sair do cargo de secretário no início de abril. Benzi foi o terceiro mais votado na eleição passada.

Benzi no PSB?

Nos bastidores é dada como certa a saída do secretário Benzi do PSDB. O partido mais cotado para ele assinar é com o PSB do prefeito Válter Suman. O PTB de Heitor Gonzalez também é uma opção para o futuro ex-tucano.

Indefinido

Até o momento a articulação política do prefeito não definiu se apoiará um (federal e estadual) ou vários candidatos. Se demorar o “cavalo pode passar selado e alguém montar”. O certo é que a “guerra” pelo apoio do prefeito já é grande, e deve aumentar com a proximidade da eleição, pela boa aceitação do seu governo.

Toninho Rodrigues

Filiado ao Pros, o empresário Toninho Rodrigues não esconde de ninguém a sua vontade de ser deputado estadual. Atualmente ele é suplente de vereador na cidade.

Conforme publicado...

No ano passado aqui em Bastidor Político, a ex-deputada Haifa Madi deve se candidatar à deputada estadual. No dia 23 de fevereiro, às 19 horas, participa de encontro regional do Podemos, na Câmara Municipal.

A ex-deputada...

É a candidata a ser “batida” na eleição de outubro. Se eleita, poderá comandar a oposição ao atual governo, embaralhando o tabuleiro para as eleições de 2020.

Não se reelege

Pelo não cumprimento de promessas de campanha e pela ausência da cidade, o deputado federal Marcelo Squassoni, do PRB, não deve conseguir a reeleição. É o que se fala nos bastidores.

Não se reelege I

Até gente ligada ao deputado calcula que ele terá menos votos na tentativa de reeleição do que na sua eleição de 2014 em Guarujá. Apostam entre 10 a 15 mil votos. A promessa não cumprida de um hospital público para Itapema é a principal crítica contra o deputado.

Unaerp

A diretora da Unaerp – Guarujá Priscilla Bonini – reassumiu seu cargo de diretora da universidade após ficar oito anos como secretária da Educação da ex-prefeita. No ano passado, PMG e Unaerp não chegaram a um acordo sobre a antecipação da renovação do contrato da instituição, previsto em contrato para 2017.

A prefeitura pode...

Enquanto entidade pública, romper o contrato com a Unaerp de forma unilateral a qualquer momento por “interesse público”. É o que diz o direito administrativo. O prefeito Suman foi eleito para mudar. Aguardemos o posicionamento da PMG.

Endereço: Av. Adhemar de Barros, 1.347

Sala 27 B - CEP 11.430.003

Telefone: (13) 99716-5052

Email: jornaldacidadelitoral@gmail.com

contato Comercial