BASTIDOR POLÍTICO GUARUJÁ, SANTOS E REGIÃO

Novas verbas
Na página 3 leia entrevista exclusiva com o secretário de Planejamento e Gestão da PMG, engenheiro Darnei Cândido. Boas notícias e vários anúncios de verbas para obras na cidade.
Reflexo político
Em se efetivando a vinda de pelo menos 50% das verbas previstas pelo secretário Darnei, o prefeito Válter Suman, do PSB, ficará de bem com a população da periferia, bairros e orla.
Trânsito
Correta a atuação da diretoria de Trânsito que autuou cerca de trinta veículos (velhos) estacionados que eram usados como depósito de mercadorias e cadeiras nas orlas de Pitangueiras e Astúrias. É preciso impor a lei e acabar com a bagunça generalizada nas praias.
Fiscalização
Após inúmeras reclamações de frequentadores das praias e de ambulantes regulares, a PMG começou a autuação e apreensão de produtos de ambulantes irregulares. A fiscalização também apreendeu aparelhos de som e retirou cachorros da areia.
São de fora
A operação é realizada pela diretoria de comércio com apoio da Guarda Municipal. A reportagem do JC constatou que a maioria dos vendedores irregulares vem do interior de São Paulo e até de outros estados.
Fornecedores
Vários ambulantes irregulares receberiam produtos de um mesmo fornecedor de São Paulo. A concorrência desleal prejudica ambulantes que possuem licença.
PMG errou
Enquanto a fiscalização e GCM trabalham para colocar ordem na orla a PMG, de forma equivocada, aprovou trinta guarda-sóis e 120 cadeiras para cada ambulante. Impossível um carrinho atender 120 pessoas. Anote ai: será difícil a redução em março.
Guarda-sóis
O péssimo estado de conservação dos guarda-sóis da maioria dos ambulantes regulares é visível. A PMG precisa explicar para os comerciantes que isso causa poluição visual, depõe contra a cidade e, consequentemente, contra eles próprios.
PMG acertou
Desde ontem, a prefeitura colocou cavaletes disponibilizando gratuitamente aos frequentadores das praias sacos de lixo destacáveis. São 23 pontos. A ação é necessária e simples, mas importante.
Expectativa
Agora, os frequentadores das praias aguardam com expectativa que a PMG coloque placas com as proibições da orla para que todos possam cumprir a lei e ajudar na fiscalização. Também é simples e barato. Já se foi o primeiro ano e nada.
Em Santos...
O prefeito Paulo Alexandre, do PSDB, realizou fusão e reforma de secretariado. Fundiu a Seric (Institucional) com a Seas (Assistência Social). O resultado é a Sedes, que será comandada por Flávio Jordão.
Santos troca secretários II
O secretário de Cultura Fábio Nunes sai da Cultura dando lugar para o de Turismo Rafael Leal. O secretário Carlos Alberto Tavares Russo deixa a Secretaria de Serviços para ocupar uma assessoria no Governo. Em seu lugar, assume a subprefeita da Zona da Orla e Intermediária, Fabiana Ramos Garcia Pires. Na secretaria de Turismo, assume o comando o ex-vereador Odair Gonzalez.
Febre amarela
A última avaliação da campanha de vacinação contra a febre amarela constatou que apenas 11% da população foi vacinada. O número preocupa as autoridades. A vacinação prossegue até o dia 23 de fevereiro.
Faculdade de Medicina
É grande a expectativa na cidade para a abertura da Faculdade de Medicina da Unoeste no Hospital Santo Amaro. A inauguração depende apenas do resultado da última avaliação do MEC realizada no final de 2017.
Será breve
O JC conversou com o pró-reitor da Unoeste José Eduardo Creste que está otimista para a breve iniciação do curso de medicina em Guarujá.
Coincidência?
As primeiras letras do nome de um vereador apareceram no Diário Oficial. A informação discorre sobre prescrição de antigo processo administrativo contra ele. A questão é: como um processo administrativo prescreve antes da decisão soberana da Justiça?
Banco Pontual
Não é de hoje que se fala sobre os precatórios do Banco Pontual. E continuam falando. O valor é de R$ 100 milhões. O processo é da época do ex-prefeito Ruy Gonzalez. Prescreveu?
Licitações impugnadas
Em termos de licitação, a AGM – Advocacia Geral do Município – não está bem. Vários certames acabaram indo para o Judiciário atrasando ou inviabilizando importantes projetos para a cidade.
Reforma da Previdência
O governo federal parece obcecado e perdido na reforma da Previdência. Do projeto original, as concessões já torraram mais de 50% da meta da economia desejada pela equipe de Temer.
Candidato à reeleição?
Com índices da economia melhorando, o presidente Michel Temer, do PMDB, que possui alta rejeição popular, trabalha nos bastidores pela reeleição. Quer ser ele o candidato de centro.
Squassoni
O deputado federal Marcelo Squassoni, do PRB, pertence à base de apoio do governo Temer. Ele ainda não se posicionou publicamente se votará contra ou a favor do projeto da Previdência com as alterações recentes. Aguardemos.