Endereço: Av. Adhemar de Barros, 1.347

Sala 27 B - CEP 11.430.003

Telefone: (13) 99716-5052

Email: jornaldacidadelitoral@gmail.com

contato
  • JORNAL DA CIDADE LITORAL

BASTIDOR POLÍTICO GUARUJÁ, SANTOS E REGIÃO


Novas verbas

Na página 3 leia entrevista exclusiva com o secretário de Planejamento e Gestão da PMG, engenheiro Darnei Cândido. Boas notícias e vários anúncios de verbas para obras na cidade.

Reflexo político

Em se efetivando a vinda de pelo menos 50% das verbas previstas pelo secretário Darnei, o prefeito Válter Suman, do PSB, ficará de bem com a população da periferia, bairros e orla.

Trânsito

Correta a atuação da diretoria de Trânsito que autuou cerca de trinta veículos (velhos) estacionados que eram usados como depósito de mercadorias e cadeiras nas orlas de Pitangueiras e Astúrias. É preciso impor a lei e acabar com a bagunça generalizada nas praias.

Fiscalização

Após inúmeras reclamações de frequentadores das praias e de ambulantes regulares, a PMG começou a autuação e apreensão de produtos de ambulantes irregulares. A fiscalização também apreendeu aparelhos de som e retirou cachorros da areia.

São de fora

A operação é realizada pela diretoria de comércio com apoio da Guarda Municipal. A reportagem do JC constatou que a maioria dos vendedores irregulares vem do interior de São Paulo e até de outros estados.

Fornecedores

Vários ambulantes irregulares receberiam produtos de um mesmo fornecedor de São Paulo. A concorrência desleal prejudica ambulantes que possuem licença.

PMG errou

Enquanto a fiscalização e GCM trabalham para colocar ordem na orla a PMG, de forma equivocada, aprovou trinta guarda-sóis e 120 cadeiras para cada ambulante. Impossível um carrinho atender 120 pessoas. Anote ai: será difícil a redução em março.

Guarda-sóis

O péssimo estado de conservação dos guarda-sóis da maioria dos ambulantes regulares é visível. A PMG precisa explicar para os comerciantes que isso causa poluição visual, depõe contra a cidade e, consequentemente, contra eles próprios.

PMG acertou

Desde ontem, a prefeitura colocou cavaletes disponibilizando gratuitamente aos frequentadores das praias sacos de lixo destacáveis. São 23 pontos. A ação é necessária e simples, mas importante.

Expectativa

Agora, os frequentadores das praias aguardam com expectativa que a PMG coloque placas com as proibições da orla para que todos possam cumprir a lei e ajudar na fiscalização. Também é simples e barato. Já se foi o primeiro ano e nada.

Em Santos...

O prefeito Paulo Alexandre, do PSDB, realizou fusão e reforma de secretariado. Fundiu a Seric (Institucional) com a Seas (Assistência Social). O resultado é a Sedes, que será comandada por Flávio Jordão.

Santos troca secretários II

O secretário de Cultura Fábio Nunes sai da Cultura dando lugar para o de Turismo Rafael Leal. O secretário Carlos Alberto Tavares Russo deixa a Secretaria de Serviços para ocupar uma assessoria no Governo. Em seu lugar, assume a subprefeita da Zona da Orla e Intermediária, Fabiana Ramos Garcia Pires. Na secretaria de Turismo, assume o comando o ex-vereador Odair Gonzalez.

Febre amarela

A última avaliação da campanha de vacinação contra a febre amarela constatou que apenas 11% da população foi vacinada. O número preocupa as autoridades. A vacinação prossegue até o dia 23 de fevereiro.

Faculdade de Medicina

É grande a expectativa na cidade para a abertura da Faculdade de Medicina da Unoeste no Hospital Santo Amaro. A inauguração depende apenas do resultado da última avaliação do MEC realizada no final de 2017.

Será breve

O JC conversou com o pró-reitor da Unoeste José Eduardo Creste que está otimista para a breve iniciação do curso de medicina em Guarujá.

Coincidência?

As primeiras letras do nome de um vereador apareceram no Diário Oficial. A informação discorre sobre prescrição de antigo processo administrativo contra ele. A questão é: como um processo administrativo prescreve antes da decisão soberana da Justiça?

Banco Pontual

Não é de hoje que se fala sobre os precatórios do Banco Pontual. E continuam falando. O valor é de R$ 100 milhões. O processo é da época do ex-prefeito Ruy Gonzalez. Prescreveu?

Licitações impugnadas

Em termos de licitação, a AGM – Advocacia Geral do Município – não está bem. Vários certames acabaram indo para o Judiciário atrasando ou inviabilizando importantes projetos para a cidade.

Reforma da Previdência

O governo federal parece obcecado e perdido na reforma da Previdência. Do projeto original, as concessões já torraram mais de 50% da meta da economia desejada pela equipe de Temer.

Candidato à reeleição?

Com índices da economia melhorando, o presidente Michel Temer, do PMDB, que possui alta rejeição popular, trabalha nos bastidores pela reeleição. Quer ser ele o candidato de centro.

Squassoni

O deputado federal Marcelo Squassoni, do PRB, pertence à base de apoio do governo Temer. Ele ainda não se posicionou publicamente se votará contra ou a favor do projeto da Previdência com as alterações recentes. Aguardemos.


81 visualizações