Buscar

VOLTA ÀS AULAS


Mais de 30 mil alunos voltam às aulas

nesta segunda-feira (5), em Guarujá

Kits escolares e os uniformes começarão a ser entregues a partir de março; pela primeira vez, estudantes receberão uniforme de verão e inverno juntos

Na próxima segunda-feira (5), mais de 30 mil alunos voltam às aulas na rede municipal de ensino. E para esse retorno a Prefeitura de Guarujá, através da Secretaria de Educação, tem realizado várias melhorias nas unidades para receber os estudantes com mais conforto e segurança.

Desde o início do ano, 12 escolas já passaram por diversas intervenções. Dentre os serviços realizados estão pintura, revisão hidráulica e elétrica, novos armários de alvenaria, adequação para instalação de ar condicionado, reforma nos banheiros e berçários, colocação de telhado, troca de piso, além de intervenções na cobertura dos refeitórios.

As escolas que receberam melhorias neste ano são: EM Maria Eunice Cruz (Perequê), EM João de Oliveira (Morrinhos), Neim José Antonio Ferranti, EM Herbert Henry Down (Enseada), EM Benedito Cláudio da Silva (Vila Alice), EM Dirce Valério (Jardim Tejereba), EM Almeida Júnior (Jardim Tejereba) e EM Magdalena Cardoso (Jardim Tejereba), EM Mário Cerqueira (Perequê), Neim Agripina Alves (Vila Baiana), EM Franklin (Jardim Boa Esperança) e EM Augusto Antunes Corrêa (Jardim Boa Esperança). Segundo informações da PMG, em todo o ano passado, 34 escolas foram reformadas pela Prefeitura.

Outra notícia importante é quanto aos kits escolares e uniformes, que começarão a ser entregues a partir de março. Pela primeira vez nos últimos anos, os estudantes vão receber os uniformes de inverno e verão, juntos. No momento, as empresas classificadas para o fornecimentos desses produtos estão na fase final de amostras junto à Administração Municipal.

Além disso, a Secretaria também vem realizando ações na parte pedagógica. No último dia 1º, as unidades de ensino fundamental I e II fizeram o acolhimento dos professores para este ano letivo. Em janeiro, ocorreram momentos de formação com palestras aos profissionais encontros entre as equipes de coordenadores do ensino fundamental e orientadores de ensino, e discussões sobre as propostas pedagógicas e educacionais a serem desenvolvidas nas unidades.

Na educação infantil já no primeiro dia de aula, os pais participarão junto com suas crianças de dinâmicas de acolhimento. Na ocasião, serão desenvolvidas brincadeiras e jogos, “contação” de histórias, ministradas pelas equipes gestoras e professores. Já os alunos terão atividades voltadas à sua adaptação com o ambiente escolar.

O vice-prefeito e secretário de Educação de Guarujá, Renato Pietropaolo, deseja as boas vindas aos alunos. “Neste período de férias, toda a equipe trabalhou bastante, no sentido de preparar as unidades para receber bem nossos alunos da melhor maneira possível. Sabemos que ainda temos muita coisa para fazer na educação do nosso Município, mas tenho certeza de que teremos um 2018 repleto de projetos, melhorias e grandes avanços”.

Alfabetização na idade

certa é meta da Seduc

A Secretaria Municipal de Educação está se preparando para iniciar o ano letivo municipal cumprindo o Plano Municipal de Metas para a Educação, traçado junto ao Secretário de Educação, Renato Pietropaolo. A afirmação é do secretário adjunto de educação, João Pecchiori, em recente entrevista concedida ao Jornal da Cidade.

Picchiori revela que as escolas infantis receberão mobiliários novos, estudos estão sendo realizados para verificar a necessidade de troca ou manutenção dos aparelhos de ar condicionado, das lousas digitais e do mobiliário de todas as escolas municipais, inclusive da escola 1º de Maio, onde são oferecidos os cursos técnicos municipais. “No ano passado recebemos tudo sucateado, e estamos trabalhando para mudar esse quadro”, afirma Pecchiori.

Ainda segundo o secretário adjunto, alguns projetos como o Passe Livre, o Bolsa família estão ganhando uma atenção especial para facilitar a vida do estudante, através do Programa de Projetos Estratégicos (PROE).

Dentro do Plano de Metas da Educação está a adesão ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que tem o compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, que estabelece a obrigatoriedade de alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental. “Nós vamos alfabetizar todas as nossas crianças na idade certa”, afirma Pecchiori.

Para o alcance desse objetivo, as ações do Pacto compreenderam um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas, disponibilizados pelo Ministério da Educação, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores. Essas ações foram complementadas por outros três eixos de atuação: Materiais Didáticos e Pedagógicos, Avaliações e Controle Social e Mobilização.

Outra novidade para este ano letivo é a plataforma russa de estudo em matemática Dragonlearn, que vai ser implantada na Rede municipal. A plataforma é online e propõe exercícios interativos a alunos do Ensino Fundamental. O sistema responde às resoluções do aluno e, se o resultado for bem-sucedido, ele o elogia e oferece nova tarefa. Em caso de erro na resolução faz perguntas para especificar a tarefa, o que ajuda o aluno a encontrar a resolução correta.

“Estamos com a ideia de implantar aos poucos esse novo método, que não vai gerar nenhum custo aos cofres públicos e vai ajudar muito as crianças a estudarem matemática se divertindo”, afirma o secretário adjunto.

Endereço: Av. Adhemar de Barros, 1.347

Sala 27 B - CEP 11.430.003

Telefone: (13) 99716-5052

Email: jornaldacidadelitoral@gmail.com

contato Comercial