top of page
Buscar

NESTA QUARTA FORTALEZA DA BARRA GRANDE

Fortaleza da Barra completa 435 anos

Para celebrar a data, na quarta-feira (24), haverá programação especial no local

A Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, em Guarujá, completa 435 anos de construção nesta quarta-feira (24). Para celebrar a data, a Secretaria Municipal de Cultura preparou uma programação especial para o público, com atividades, para crianças e adultos, das 9 às 17 horas.

Entre elas acontece o “Cinema na Fortaleza”, com sessões de diversos filmes. Para os pequenos, estão reservadas atividades lúdicas, brincadeiras e contos, além de poderem participar do Concurso de Desenho Infantil, com o tema “Fortaleza aos meus olhos”, onde os vencedores serão premiados com troféus ao final do dia.

Paralela às atividades comemorativas, acontece a programação diária da Fortaleza, onde os visitantes poderão fazer a visita monitorada pela edificação e pelo quartel. Durante o passeio, os convidados têm acesso ao conjunto arquitetônico secular, canhões, réplicas de embarcações do período Colonial, entre outras relíquias do Museu Fortaleza da Barra.

Durante os dias que antecedem a data, será projetado nas paredes externas do Museu um vídeo convidando visitantes e moradores para o aniversário, na quarta-feira (24).

Fortaleza da Barra Grande

O monumento histórico militar foi construído no século XVI, durante a unificação das coroas portuguesa e espanhola, com o intuito de proteger a então Vila de Santos, e o Porto de Santos de ataques de corsários e piratas.

O local foi reconhecido em 1964 como Patrimônio Histórico Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Atualmente é administrada pela Prefeitura Municipal de Guarujá, através da Secretaria Municipal de Cultura, em consonância com o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT) e com o IPHAN.

Na Fortaleza funciona o Museu Fortaleza da Barra, que tem como objetivo resgatar a identidade e a memória da população local e da Cidade.

bottom of page