top of page
Buscar

FEBRE AMARELA ANTECIPAÇÃO VACINA



Guarujá antecipa para o próximo dia 29,

campanha de vacinação contra a febre amarela

Secretaria Municipal de Saúde pretende vacinar mais de 295 mil pessoas

disponibilizando um total de 20 postos


A campanha de vacinação contra a febre amarela em Guarujá foi antecipada. Agora, a ação será realizada a partir do próximo dia 29 (de janeiro) terminando em 23 de fevereiro. A estimativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde é de imunizar um total de 295.037 pessoas no Município.


Agora dentro do período, os dias D de mobilização ocorrerão em 3 e 17 de fevereiro, em uma campanha desenvolvida em toda a Baixada Santista, Grande São Paulo e também no Vale do Paraíba. Guarujá contará com um total de 20 postos, entre Unidades de Saúde da Família (Usafas) e Básicas de Saúde (UBSs), que funcionarão das 8 às 17 horas. Nos dias de mobilização, a vacinação vai ocorrer nos mesmos locais e horários.


Poderão receber a dose padrão: crianças de 9 meses até menores de 2 anos; pessoas que viajarão para países com exigência da vacina (mediante comprovação, sendo necessário receber a vacina 10 dias antes da data da viagem). Os demais receberão a dose fracionada.


Segundo a enfermeira da Diretoria de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Ana Terezinha Lopes Plaça, mesmo Guarujá não sendo área endêmica da doença, a campanha acontecerá de maneira preventiva. “Por isso, não é motivo para alarmismo. Em fevereiro, vamos vacinar essas pessoas de forma preventiva, tendo em vista que nesses municípios não há casos de febre amarela”, declarou.


Dose da vacina – Nesta campanha, a dose da vacina será fracionada (0,1ml), conforme diretriz do Ministério da Saúde. Estudo recente realizado pelos laboratórios Bio-Manguinhos/Fiocruz aponta a presença de anticorpos contra a febre amarela, após 8 anos, na dose fracionada, semelhante ao observado com a dose padrão neste mesmo período. Estudos em andamento continuam a avaliar a proteção posterior a esse período.


Dessa forma os resultados dão suporte ao uso de doses fracionadas da vacina. Quem já tomou uma dose da vacina, não precisará se vacinar novamente. A vacina aplicada na rotina (dose padrão -0,5ml) tem validade para a vida toda, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).


Restrições - A vacina é contraindicada para crianças menores de 9 meses; gestantes; mulheres amamentando crianças de até 6 meses; pacientes em tratamento de quimioterapia, radioterapia ou com corticoides, em doses elevadas. Em caso de dúvida consultar um médico e solicitar a autorização. Também deverão consultar o médico da necessidade da vacina, os portadores do vírus HIV, pacientes com tratamento de neoplasia concluído, transplantados, hemofílicos ou pessoas com doenças do sangue e doença falciforme.


Sobre a doença - Doença infecciosa transmitida por meio da picada de mosquito infectado, podendo afetar humanos e animais, como os macacos. Não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da doença. Os principais sintomas são: febre, calafrios, dor de cabeça, dores no corpo, fadiga, náuseas e vômitos. A manifestação clínica inclui insuficiência hepática e renal, podendo evoluir para óbito.


Confira a relação de postos de vacinação (inclusive nos dias “D”)


UBS Vila Baiana

Rua Vereador Orlando Falcão, 143 – Enseada


UBS Vila Rã

Rua Maria Geralda Valadão, 1.114 – Jardim Mar e Céu


UBS Pernambuco

Rua Samambaia – s/nº - Praia do Pernambuco


UBS Santa Rosa

Avenida Manoel da Cruz Michael, 133 – Santa Rosa


UBS Vila Edna

Avenida Brasil, s/nº - Vila Edna


USAFA Cidade Atlântica

Rua Uruguai, 3.000 - Cidade Atlântica


USAFA Perequê

Rua Rio Branco, 235 - Perequê


USAFA Santa Cruz dos Navegantes

Rua Antônio Pinto Rodrigues, s/nº - Santa Cruz dos Navegantes


USAFA Jardim Dos Pássaros

Rua Rouxinol, 25 – Jardim Santo Antônio


USAFA Jd. Las Palmas

Rua José Alves de Oliveira, s/nº, Las Palmas


USAFA Dr. David Capistrano

Rua Paulo Agostinho da Silva, s/nº - Vila Zilda



UBS Vila Áurea

Rua Francisco de Castro, s/nº- Vila Áurea


UBS Jardim Boa Esperança

Avenida Adriano Dias dos Santos, 533 - Jardim Boa Esperança


UBS Pae Cará

Avenida São João, 155 – Pae Cará


UBS Morrinhos

Avenida Antenor Pimentel, s/nº, Morrinhos II


UBS Vila Alice

Rua Rio Grande do Sul, s/n°, Vicente de Carvalho


USAFA Sitio Conceiçãozinha

Rua Nova Esperança, 11, Sítio Conceiçãozinha


USAFA Jardim Conceiçãozinha

Avenida Bento Pedro da Costa, s/n – Jardim Conceiçãozinha


USAFA Jardim Progresso

Rua Josefa Ermínia Caldas, s/n°, Jardim Progresso


USAFA Jardim Brasil

Rua Poeta Alberto de Oliveira, s/n°, Morrinhos




bottom of page