top of page
Buscar

ENDEREÇOS PARA VACINAÇÃO


Secretaria Municipal de Saúde vai disponibilizar um total de 20 postos para vacinação

Em fevereiro, Guarujá quer vacinar mais de

295 mil pessoas contra a febre amarela

A campanha de vacinação contra a febre amarela em Guarujá começa no próximo dia 3 e vai até 24 de fevereiro. A estimativa da Prefeitura é de imunizar um total de 295.037 pessoas no Município. No período, duas datas serão destinadas para dia D de mobilização: dias 3 e 24, primeiro e último sábado da campanha, que acontece em toda a Baixada Santista, Grande São Paulo e Vale do Paraíba.

Para isso, Guarujá disponibilizar um total de 20 postos, entre Unidades de Saúde da Família (Usafas) e Básicas de Saúde (UBSs), que funcionarão das 8 às 17 horas. Nos dias de mobilização, a vacinação vai ocorrer nos mesmos locais e horários.

Poderão receber a dose padrão: crianças de 9 meses até menores de 2 anos; pessoas que viajarão para países com exigência da vacina (mediante comprovação, sendo necessário receber a vacina 10 dias antes da data da viagem). Os demais receberão a dose fracionada.

Segundo a enfermeira da Diretoria de Vigilância em Saúde da Prefeitura, Ana Terezinha Lopes Plaça, mesmo Guarujá não sendo área endêmica da doença, a campanha acontecerá de maneira preventiva. “Por isso, não é motivo para alarmismo. Em fevereiro, vamos vacinar essas pessoas de forma preventiva, tendo em vista que nesses municípios não há casos de febre amarela”, declarou.

Dose da vacina – Nesta campanha, a dose da vacina será fracionada (0,1ml), conforme diretriz do Ministério da Saúde. Estudo recente realizado pelos laboratórios Bio-Manguinhos/Fiocruz aponta a presença de anticorpos contra a febre amarela, após 8 anos, na dose fracionada, semelhante ao observado com a dose padrão neste mesmo período. Estudos em andamento continuam a avaliar a proteção posterior a esse período.

Dessa forma os resultados dão suporte ao uso de doses fracionadas da vacina. Quem já tomou uma dose da vacina, não precisará se vacinar novamente. A vacina aplicada na rotina (dose padrão -0,5ml) tem validade para a vida toda, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Restrições - A vacina é contraindicada para crianças menores de 9 meses; gestantes; mulheres amamentando crianças de até 6 meses; pacientes em tratamento de quimioterapia, radioterapia ou com corticoides, em doses elevadas. Em caso de dúvida consultar um médico e solicitar a autorização. Também deverão consultar o médico da necessidade da vacina, os portadores do vírus HIV, pacientes com tratamento de neoplasia concluído, transplantados, hemofílicos ou pessoas com doenças do sangue e doença falciforme.

Sobre a doença - Doença infecciosa transmitida por meio da picada de mosquito infectado, podendo afetar humanos e animais, como os macacos. Não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A vacina é a principal ferramenta de prevenção e controle da doença. Os principais sintomas são: febre, calafrios, dor de cabeça, dores no corpo, fadiga, náuseas e vômitos. A manifestação clínica inclui insuficiência hepática e renal, podendo evoluir para óbito.

Confira a relação de postos de vacinação (inclusive nos dias “D”)

UBS Vila Baiana

Rua Vereador Orlando Falcão, 143 – Enseada

UBS Vila Rã

Rua Maria Geralda Valadão, 1.114 – Jardim Mar e Céu

UBS Pernambuco

Rua Samambaia – s/nº - Praia do Pernambuco

UBS Santa Rosa

Avenida Manoel da Cruz Michael, 133 – Santa Rosa

UBS Vila Edna

Avenida Brasil, s/nº - Vila Edna

USAFA Cidade Atlântica

Rua Uruguai, 3.000 - Cidade Atlântica

USAFA Perequê

Rua Rio Branco, 235 - Perequê

USAFA Santa Cruz dos Navegantes

Rua Antônio Pinto Rodrigues, s/nº - Santa Cruz dos Navegantes

USAFA Jardim Dos Pássaros

Rua Rouxinol, 25 – Jardim Santo Antônio

USAFA Jd. Las Palmas

Rua José Alves de Oliveira, s/nº, Las Palmas

USAFA Dr. David Capistrano

Rua Paulo Agostinho da Silva, s/nº - Vila Zilda

UBS Vila Áurea

Rua Francisco de Castro, s/nº- Vila Áurea

UBS Jardim Boa Esperança

Avenida Adriano Dias dos Santos, 533 - Jardim Boa Esperança

UB. Pae Cará

Avenida São João, 155 – Pae Cará

UBS Morrinhos

Avenida Antenor Pimentel, s/nº, Morrinhos II

UBS Vila Alice

Rua Rio Grande do Sul, s/n°, Vicente de Carvalho

USAFA Sitio Conceiçãozinha

Rua Nova Esperança, 11, Sítio Conceiçãozinha

USAFA Jardim Conceiçãozinha

Avenida Bento Pedro da Costa, s/n – Jardim Conceiçãozinha

USAFA Jardim Progresso

Rua Josefa Ermínia Caldas, s/n°, Jardim Progresso

USAFA Jardim Brasil

Rua Poeta Alberto de Oliveira, s/n°, Morrinhos

bottom of page