top of page
Buscar

UNOESTE É 5ª MELHOR UNIVERSIDADE DO PAÍS

Guarujá deve receber um dos melhores

cursos de medicina do País, no HSA

MEC coloca curso de Medicina da Unoeste entre os melhores do Brasil; Qualidade no ensino, infraestrutura excelente e corpo docente qualificado foram alguns dos requisitos avaliados pelo ministério

Curso de Medicina, que em breve será implantado no HSA recebeu nota 3 do MEC

Recente publicação do Ministério da Educação (MEC), no Diário Oficial da União (DOU), na última segunda-feira (27), aponta que a cidade de Guarujá está prestes a receber uma das melhores universidades do País, em relação aos Indicadores de Qualidade 2016, a Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). Qualidade no ensino, infraestrutura excelente e corpo docente qualificado foram alguns dos requisitos avaliados pelo ministério.

O curso de Medicina, que em breve deve ser implantado no Hospital Santo Amaro (HSA), transformando-o em hospital de ensino, recebeu nota 3 no MEC, lembrando que a escala vai de 1 a 5, sendo que a partir de 3 o órgão do governo federal considera que o curso atende as exigências de qualidade.

Segundo Urbano Bahamond Manso, diretor-presidente Hospital Santo Amaro, HSA, a formação de médicos na Cidade irá credenciar a instituição no MEC, em parceria com o Ministério da Saúde, permitindo que o Santo Amaro atinja um grau acima da hierarquia dos hospitais, fazendo jus ao recebimento de maior verba.

Segundo ele, esse aporte, que gera em torno de R$ 300 mil mensais, vai beneficiar diretamente o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), respeitando a vocação benemerente do hospital. "O Santo Amaro foi construído por Dom Domênico para atender as pessoas carentes e a gente vai seguir este propósito", garante Urbano.

"Vamos ter professores, coordenadores, preceptores e alunos, todos desenvolvendo práticas no SUS", disse o diretor-presidente ao Jornal da Cidade, garantindo que o paciente do SUS passará a ter um ganho "fantástico" na atenção médica. Urbano fez questão de registrar e agradecer “o empenho do prefeito Válter Suman” para a vinda do curso de medicina para Guarujá.

Unoeste é a 2ª melhor universidade

do Estado de SP e 5ª melhor do País

Todos os cursos da Unoeste foram bem avaliados pelo MEC, com conceitos 3, 4 e 5, sendo que das 15 graduações que a universidade oferece e participaram da avaliação, 86% dos cursos obtiveram os conceitos (CPC) mais elevados, 4 e 5. Com os excelentes desempenhos, a maior universidade do oeste paulista manteve o Índice Geral de Cursos 4 (em escala que vai até 5), e subiu posições no ranking nacional e estadual em relação ao ciclo anterior. A Unoeste é a 5ª melhor universidade particular do Brasil e a 2ª melhor no Estado de São Paulo.

Conheça a avaliação de

outros cursos da Unoeste

Biomedicina, Fonoaudiologia, Nutrição e Zootecnia conquistaram nota máxima (5) e estão entre os melhores cursos do país. Eles também integram um seleto grupo com esse desempenho, isso porque, conforme divulgado pelo MEC, apenas 1,9% das graduações avaliadas no Brasil atingiram o maior conceito. Foram 81, sendo 4 somente na Unoeste, representando 5% desse percentual. Fonoaudiologia e Zootecnia estão no topo do ranking, ocupando a 2ª colocação entre os melhores cursos nas respectivas áreas, entre instituições públicas e particulares. Zootecnia foi a única particular a conquistar conceito máximo no Brasil e a coordenadora da graduação, Ana Claudia Ambiel, relata o orgulho de todos os envolvidos, afinal, essa é a segunda vez consecutiva que alcança o 5 pelo MEC.

“Nossos alunos atingiram nota máxima na prova do Enade e também fomos muito bem avaliados nos outros componentes, com isso, conseguimos perceber o quanto agregamos ao discente. Nossos estudantes fortalecem o sentimento de pertencimento, pois eles têm muito orgulho do curso e da universidade”, afirma. De acordo com a Dra. Maria Cristina Alves Corazza, coordenadora da Fonoaudiologia, a nota 5 é fruto de um trabalho sério. “Atingimos ótimas notas em todos os requisitos que compõem o CPC, o que mostra o comprometimento de todos os professores, além do empenho dos nossos alunos. Tudo isso vai ao encontro do que a Unoeste representa, pois é mais um curso com ótimos resultados na universidade”.

Para o coordenador de Biomedicina, 6º melhor curso do país, entre instituições públicas e particulares, Dr. Marcus Vinicius Pimenta Rodrigues, essa nota reflete a união de forças para que tudo funcione com excelência. “É uma conquista maravilhosa, resultado de um trabalho muito significativo.

O projeto pedagógico tem diversas inovações, o estágio é feito por cenários”, afirma o docente, lembrando que essa graduação também foi nota máxima no Enade/MEC, sendo este um dos componentes que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior para a composição do CPC. A Nutrição da Unoeste é a 4ª melhor graduação do país. Segundo a coordenadora, Marilda Moreira da Silva, o curso passa por uma reformulação desde 2015, do projeto pedagógico, do corpo docente, estrutura, até o engajamento dos alunos. “Tudo evoluiu. Foi investido em pesquisa, ensino e extensão, implantamos as metodologias ativas. Mudamos também o sistema de avaliação e de estágios”, detalha. Segundo ela, o curso também aposta em projetos que possibilitam ao estudante trabalhar a parte clínica de forma acentuada. Mais conquistas – Todos os cursos da Unoeste que participaram do ciclo 2016 foram bem avaliados pelo MEC. Além das graduações já mencionadas, foram avaliados os superiores de tecnologia em Agronegócio e Radiologia; e os bacharelados em Agronomia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária e Odontologia – todos com conceito 4. Assim como Medicina, curso superior de tecnologia em Estética e Cosmética recebeu conceito 3.

bottom of page