1º Simpósio de Diabetes de Guarujáacontece nesta quinta-feira (6)
- Carine Bernardino
- 6 de nov.
- 2 min de leitura

O 1º Simpósio de Diabetes de Guarujá será realizado nesta quinta-feira (6), reunindo autoridades, especialistas e profissionais da saúde para debater diferentes aspectos da doença. O evento, promovido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), começa às 8 horas, no Hotel Doral Guarujá (Avenida Miguel Estefno, 3.001 – Enseada).
Ao longo do dia, diversos especialistas abordarão temas como complicações cardiometabólicas, retinopatia diabética, pé diabético e terapia regenerativa, alimentação inteligente, diabetes gestacional e terapia por pressão negativa em lesões do pé diabético, entre outros. As palestras contarão com médicos, farmacêuticos, enfermeiros e nutricionistas convidados.
O evento tem como proposta principal apresentar propostas efetivas de prevenção das complicações do diabetes que impactam na qualidade de vida e e diminuição do tempo de vida do paciente. Entre os exemplos, estão o rastreamento do pé em risco, o monitoramento contínuo por sensor em crianças e adolescentes de 4 a 18 anos, com diabetes tipo 1 e o rastreamento de retinopatia diabética.
Para isso, o Simpósio também contará com uma amostra científica, em que 18 trabalhos foram aprovados e serão apresentados no formato de banners pelos autores. Ao final, o primeiro colocado receberá uma premiação.
O secretário de Saúde, Fábio Mesquita, destaca que as complicações da diabetes é um dos temas prioritários do Departamento Regional de Saúde da Baixada Santista (DRS IV). “O diabetes é uma condição que exige uma abordagem integrada e contínua. Nosso objetivo com esse simpósio é atualizar os profissionais da rede sobre os avanços no diagnóstico e tratamento, além de fortalecer as estratégias de prevenção. O enfrentamento da doença passa pelo conhecimento e pela integração entre as diferentes áreas da saúde”, afirma.
A programação também prevê um momento de interação entre os participantes, com espaço para perguntas e respostas, esclarecimento de dúvidas e troca de experiências. Além disso, o público poderá visitar estandes de apoiadores, com exposição de equipamentos e tecnologias, como o aparelho automático de Índice Tornozelo-Braquial (ITB) e o sensor de monitoramento contínuo de glicose.
14 de novembro: Dia do Diabetes
A realização do simpósio neste mês tem um motivo especial: em 14 de novembro é celebrado o Dia Nacional e Mundial do Diabetes. No Brasil, mais de 20 milhões de pessoas vivem com a doença, segundo dados da Sociedade Brasileira de Diabetes.
Para a diretora de Atenção Especializada da Sesau, Luciana Saião, eventos como esse fortalecem a qualidade do atendimento na rede pública. “Os profissionais saem do simpósio com uma visão ainda mais ampla, carregando novos aprendizados e experiências. Tudo isso se reflete no dia a dia, com um atendimento mais humanizado e especializado”, destaca.
Confira a programação completa do 1º Simpósio de Diabetes de Guarujá pelo link https://www.guaruja.sp.gov.br/plataforma/wp-content/uploads/2025/11/Simposio-Diabetes-Cronograma-5.docx.pdf.



















