1 de nov de 2019

SANTOS CRIA PROJETO DE EMPREGOS PARA DEFICIENTES

Pessoas com deficiência intelectual de Santos terão a chance de serem incluídas no mercado de trabalho e viverem novas experiências ligadas à cultura. A Prefeitura de Santos lançou o Programa de Inclusão Cultural (PIC), na última semana.
 
Na ocasião, o público participou da palestra de Romeu Sassaki, considerado o “pai da inclusão” e especialista em educação inclusiva, reabilitação profissional e emprego apoiado, com graduações nos EUA, Reino Unido e Itália, atuando há 60 anos em consultorias sobre a autonomia da pessoa com deficiência no mercado de trabalho.
 
O projeto prevê a contratação de 20 pessoas com deficiência intelectual entre 18 e 40 anos. O objetivo é incorporá-las ao setor da Cultura.
 
Para o prefeito Paulo Alexandre Barbosa, as pessoas com deficiência intelectual poderão “atuar nas mais diversas áreas da cultura do Município. Vão poder trabalhar na parte receptiva, de produção e difusão cultural, no receptivo de eventos”.
 
A seleção será feita por dois servidores e um profissional especialista em inclusão social. Os contratos terão validade por um ano, com bolsa mensal de um salário mínimo (R$ 998,00).
 
Os contratados terão vínculo direto com o Município. O prefeito informou que todas as pessoas com deficiência intelectual contratadas serão treinadas, capacitadas e terão acompanhamento especial.
 
Hoje, os profissionais com deficiência intelectual da Prefeitura atuam por meio de convênios com projetos sociais e ONGs. “A Prefeitura vai dar voz e vez a essas pessoas.”