28 de set de 2019

BASTIDOR POLÍTICO

Ponte Santos

O governo do Estado precisa falar a verdade para a população de Guarujá e do Litoral sobre a ponte Santos-Guarujá. E a verdade é que o projeto em discussão ligará Santos a Santos Continente.

Ponte Santos 2

Ela atenderá apenas aos interesses do Portopara a Região. Entretanto, o governador Dória, em campanha, prometeu ligação seca entre Santos e Guarujá para acabar com as filas das balsas. Portanto, por enquanto, o governador não está atendendo eleitores de automóveis do Litoral, que continuam penando diariamente nas intermináveis filas na travessia Santos-Guarujá.

Eleições 2020

Nos bastidores da política, entre os nomes dos secretários que podem pleitear uma cadeira na Câmara de Guarujá, o mais forte até o momento é o do Sedecon Capitão Venâncio. A coluna não conseguiu contato para confirmar ou não a candidatura de Venâncio. Mas, se vier, será com força e cadeira praticamente garantida.

Audiência pública

Marcada pelo prefeito Válter Suman para o dia 03 de outubro, próxima quinta feira, às 19h, no CAEC Isabel Ortega – Santa Rosa – a audiência pública para discussão da Educação Especial promete ser um marco no Município para o segmento.

Audiência pública 2

A audiência é aberta para pais, parentes e professores especializados. A Prefeitura também convidou, juízes, promotores, legislativo e pessoas que tenham interesse em somar e discutir para melhorar a Educação Especial na Cidade.

Audiência pública 3

Apesar da polêmica e da audiência só ter sido marcada após imposição do prefeito Válter Suman, os ânimos parecem mais serenos. Pais e professores só querem ser ouvidos e não admitirão confusão nem possíveis aproveitadores que ousem tentar usar a audiência politicamente.

Audiência pública 4

Pais, mães e professores estão concentrados em pautas críticas, que possam melhorar a Educação Especial na Cidade e proporcionar aos alunos especiais a oportunidade de aprendizado e de um futuro melhor para todos eles. A coisa, portanto, será séria mesmo.

Agora vai?

Há muito tempo o JD cobrava respostas para a solução de problemas encaminhados por professores e pais de alunos da rede municipal de ensino. Esta semana, a Sedel, mesmo que de forma tímida, começou a tentar resolver os problemas.

Agora vai? 2

Em edições passadas, o JD divulgou problemas com pombos no Colégio Jafet. Nesta semana, a Sedel ordenou a instalação de uma tela (rede) de proteção que impede o acesso de pombos às mesas dos refeitórios dos alunos. É pouco? Sim, mas é um começo de resposta e respeito às demandas de pais e professores.

Renda 100% CRPI

A Coluna e Programa Welinton Andrade na TV e o Restaurante Chopp Halle (Luiz Menezes) realizam no dia 25 de outubro o 10º jantar anual consecutivo com renda dos convites revertidas 100% para o CRPI – Centro de Recuperação da Paralisia Infantil e Cerebral.

Renda 100% CRPI 2

Os convites são limitados e custam R$ 250,00 (individual) incluso entradas, prato principal e sobremesa, além de bebidas importadas. O valor total dos convites é depositado diretamente na conta do CRPI, atualmente presidido por Reginaldo Pacheco.

Praia Grande

A Cidade de Praia Grande pretende atrair turistas para outras áreas de preservação natural, além das praias, como o Parque Ecológico Guariúma, que conta com um santuário natural e fica no bairro Melvi.

Praia grande 2

O turismo sustentável foi tema de reunião entre os conselhos municipais de Defesa do Meio Ambiente (Condema) e de Turismo (Comtur) nesta semana.

Eleição conselheiros

A Câmara de Guarujá recebeu nesta semana assembleia extraordinária, promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Guarujá (CMDCA), para a explanação das atribuições do Conselho Tutelar e apresentação dos candidatos ao processo eleitoral 2019.

Eleição conselheiros 2

Os 29 candidatos a conselheiros tutelares, inscritos para as eleições deste ano, apresentaram as suas propostas. A eleição está marcada para o dia 6 de outubro. Serão cinco vagas para o Conselho Tutelar de Guarujá e outras cinco para o Conselho Tutelar de Vicente de Carvalho, além de dois suplentes cada. O mandato será de quatro anos.

Fórum de Cidadania

Aconteceu ontem, na Câmara de Guarujá, a cerimônia de lançamento do 'Fórum de Cidadania de Guarujá'. O evento teve início às 19 horas e foi realizado no auditório da Casa de Leis.

Comunidade negra

A eleição para formação do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Guarujá (CMPDCN), pra o biênio 2019/2021, será realizada neste sábado (28), entre 14 e 17 horas. O pleito acontece na Escola Municipal Profº Antônio de Almeida Júnior (Rua Três, 134 - Jardim Tejereba), e é aberto ao público.

Santos

Com o intuito de reunir contribuições para a elaboração da política e do programa de educação ambiental de Santos, será realizado na segunda-feira (30), o 2º encontro do Fórum de Educação Ambiental nos Parques: contribuições para o Programa Municipal de Educação Ambiental. O evento será no Jardim Botânico Chico Mendes (R. João Fraccaroli s/nº, Bom Retiro), das 8h30 às 14h30.

Carros e caminhões

Neste domingo (29), a partir das 10 horas, acontece o Encontro de Carros Antigos, Motos e Caminhões Truck. O evento, no Trevo da Santa Rosa, é aberto ao público, mas os organizadores pedem um 1 kg de alimento não-perecível para o Fundo Social de Solidariedade.

Música no Mirante

Música, pôr do sol e uma vista de tirar o fôlego. É o projeto Música no Mirante, que apresenta música instrumental, aos sábados e domingos, a partir das 17 horas. (Rua Morro do Maluf, 417 – Enseada)

Meio Ambiente

No último fim de semana, as Praias de Pitangueiras e Astúrias receberam ações e atividades de conscientização ambiental com alunos e moradores do município. Foram recolhidos 52 quilos de resíduos, além de plantio de árvores e instalação de bituqueiras.

Mogi-Bertioga

O governador João Doria (PSDB) esteve em Guararema, onde explicou o projeto de concessão da Mogi-Bertioga. Ele confirmou que a rodovia será duplicada. “Ela está no nosso planejamento e deveremos anunciar isso no primeiro trimestre do ano que vem".

Mogi-Bertioga 2

A nova Mogi-Bertioga será pedagiada. A concessão vai englobar os municípios de Miracatu, Peruíbe, Itanhaém, Praia Grande e Bertioga, com extensão até Boracéia, e Mogi das Cruzes. No total, devem ser investidos R$ 3,2 bilhões em um trajeto de 230 quilômetros.

Pitangueiras

Questionado em entrevista na TV sobre a iluminação da orla, o secretário adjunto de Governo Alex Monteiro disse que as praias da Enseada, Tombo e Astúrias estão totalmente iluminadas, a de Pitangueiras está metade no escuro e a outra metade iluminada.

Pitangueiras 2

Alex informou que o Governo já cobrou e continua cobrando a finalização do trabalho para a empresa World Mepe Indústria e Comércio Ltda – EPP – vencedora da licitação. O acompanhamento oficial da obra está a cargo da Seinfra. Então, com a palavra o secretário e ex-candidato a prefeito pelo MDB, Adilson Jesus.